Diário de campo: o arquivo do servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.15903

Palavras-chave:

Arquivo, Secretaria Municipal de Educação, São luís

Resumo

Investiga a aplicabilidade das competências que constituem o fazer biblioteconômico na reorganização do Arquivo do Servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA. Aplica o estudo de caso e a pesquisa de campo para observar e analisar os fenômenos. Diálogo teórico com Vasconcelos (2010) sobre cultura, Araújo (2019) sobre a história da Arquivologia, Paes (2002) sobre conceitos arquivísticos e demais fontes documentais e entrevistas para reconstrução da memória da instituição. Demonstra que as competências técnicas do bibliotecário podem ser adaptadas no arquivo. Análise documental amparada nas técnicas da catalogação, indexação e classificação. Discorre sobre as intervenções necessárias à recuperação da informação e melhorias na organização e instituições congêneres.

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Biografia do Autor

Talita Paiva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT-UFRJ. Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Candido Mendes. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Diana Rocha da Silva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Doutora em educação escolar pelo Programa de Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Araraquara/SP - 2017. Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - NEDHEL.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

PAIVA, Talita; SILVA, Diana Rocha da. Diário de campo: o arquivo do servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.20888/ridphe_r.v9i00.15903. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15903. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOCUMENTO