Resumo
Pretendemos, com este artigo, colaborar para a compreensão da iconografia e do contexto histórico e artístico em que foram realizadas duas telas pertencentes atualmente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), cópias de quadros de Paolo Veronese (1528-1588): Hércules entre o Vício e a Virtude e Alegoria da Sabedoria e da Força, pintadas por François Boucher (1703-1770), por volta de 1752. As cópias de Veronese do século XVIII pertencem a um contexto europeu de revalorização da pintura veneziana do século XVI. Pelos motivos abordados neste artigo, os quadros pintados por Boucher assumem um caráter paradigmático.
Referências
SILVA, Maria Antonia Couto da. As cópias de Veronese por François Boucher, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas– UNICAMP, IFCH. (Orientador: Prof. Dr. Luiz César Marques Filho). Campinas, SP: [s.n.], 2003.
PANOFSKY, Erwin. Hercule à la croisée des chemins. Paris, Flammarion, 1999. [Original: Hercules am Scheidewege und andere antike Bildstoffe in neueren Kunst, Leipzig, Berlin, B.G. Teubner, 1930].
ROSAND, David. Peindre à Venise au XVIe. Siécle. Paris: Flammarion, 1982.
VASARI, Giorgio. Le Vite dei piu eccelenti pittori, scultori ed architetti
da Cimabue fino ai nostri giorni. [1568]. Roma: Tascabili,
, p. 73.
WATSON, Peter. Wisdom and Strength: The Biography of a Renaissance Masterpiece. New York, Doubleday, 1989, p. 210.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura