Resumo
Em 1568, As Vidas dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos, de Giorgio Vasari, foi revista e aumentada. À segunda edição foi acrescida a seção intitulada a posteriori Dos Diversos Artífices Flamengos, em que o mestre toscano providenciou o breve sumário da arte flamenga que ora traduzimos. Uma fonte preciosa de informações sobre a pintura flamenga para a elaboração deste capítulo de As Vidas... é a correspondência trocada entre Vasari o pintor e humanista flamengo Domenicus Lampsonius, autor do Pictorum aliquot Celebrium Germaniae Inferioris Effigies (1572), entre 1564 e 1565.
Referências
FREY, Karl. Der literarische Nachlass Giorgio Vasaris, 2. München, 1930, no . 492.
VASARI, Giorgio. Le Vite dei più Eccellenti Pit¬tori, Scul¬tori e Archit¬tetti. Roma: Newton Compton editori, 1997.
WITCOMBE, Christopher. Copyri¬ght in the Renais¬sance: Prints and the Privilegio in the Sixteenth-Century Venice and Rome. Leiden/Boston: Brill, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura