Banner Portal
Flandres reconsiderada
PDF

Palavras-chave

Giorgio Vasari
Domenicus Lampsonius
Pintura Flamenga

Como Citar

RESENDE, Ana. Flandres reconsiderada: A seção “Dos Diversos Artífices Flamengos” de As Vidas dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos, de Giorgio Vasari, como fonte para o estudo da relação Itália/Flandres no século XVI. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 9, p. 159–171, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15459. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Em 1568, As Vidas dos Mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos, de Giorgio Vasari, foi revista e aumentada. À segunda edição foi acrescida a seção intitulada a posteriori Dos Diversos Artífices Fla­mengos, em que o mestre tos­cano providenciou o breve sumário da arte flamenga que ora traduzimos. Uma fonte preciosa de informações sobre a pintura flamenga para a elaboração deste capítulo de As Vidas... é a correspondência trocada entre Vasari o pintor e humanista flamengo Domenicus Lampsonius, au­tor do Pictorum aliquot Celebrium Germaniae Inferioris Effigies (1572), entre 1564 e 1565.

PDF

Referências

FREY, Karl. Der literarische Nachlass Giorgio Vasaris, 2. München, 1930, no . 492.

VASARI, Giorgio. Le Vite dei più Eccellenti Pit¬tori, Scul¬tori e Archit¬tetti. Roma: Newton Compton editori, 1997.

WITCOMBE, Christopher. Copyri¬ght in the Renais¬sance: Prints and the Privilegio in the Sixteenth-Century Venice and Rome. Leiden/Boston: Brill, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.