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Interlocuções entre a crítica de Mário Pedrosa e as exposições de arte dos hospitais psiquiátricos no Brasil (1947 – 1952)
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Palavras-chave

Mário Pedrosa
Arte abstrata
Crítica de arte
Centro Psiquiátrico Nacional D. Pedro II

Como Citar

INDA, Sofia. Interlocuções entre a crítica de Mário Pedrosa e as exposições de arte dos hospitais psiquiátricos no Brasil (1947 – 1952). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 188–200, 2023. DOI: 10.20396/rhac.v4i2.18397. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/18397. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo procura analisar a relação entre as exposições do Centro Psiquiátrico Nacional D. Pedro II e a arte abstrata no Brasil. Argui-se que, por meio da exaltação dos aspectos formais das obras dos “alienados” pelo crítico Mário Pedrosa, a produção dos internos do Centro Psiquiátrico usufruiu de isonomia frente qualquer manifestação artística, contribuindo para a valorização do abstracionismo. Deste modo, busca-se comentar a atuação de Pedrosa na consolidação da arte abstrata no país, atentando para os anos em que ocorreram as exposições dos internos do Centro Psiquiátrico Nacional D. Pedro II (1947–1952).

https://doi.org/10.20396/rhac.v4i2.18397
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