Banner Portal
Piet Mondrian e o neoconcretismo brasileiro
PDF

Palavras-chave

Neoconcretismo
Lygia Clark
Piet Mondrian
Mário Pedrosa
Ferreira Gullar

Como Citar

GONTIJO, Bruno Henrique Fernandes. Piet Mondrian e o neoconcretismo brasileiro: a constituição de uma narrativa através da crítica de arte de Mário Pedrosa e Ferreira Gullar. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 104–121, 2023. DOI: 10.20396/rhac.v4i2.18306. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/18306. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

Este artigo parte da correspondência “imaginária” de Lygia Clark (1920-1988) ao pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944) para discutir a consolidação de um discurso constantemente reiterado pela crítica de arte brasileira em relação Neoconcretismo brasileiro. A pesquisa procura entender como a crítica de arte de Mário Pedrosa (1900-1981) e, principalmente, os artigos publicados por Ferreira Gullar (1930-2016) no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (SDJB), entre os anos de 1956 e 1961, corroboraram para estruturar uma versão da história que pleiteia ao movimento brasileiro uma sucessão, mas também superação das vanguardas europeias e seus artistas.

https://doi.org/10.20396/rhac.v4i2.18306
PDF

Referências

ALAN-BOIS, Yves (org.). Lygia Clark (1920-1988): 100 anos. Tradução de Kika Serra. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2021.

AMARAL, Aracy A. (supervisão, coordenação geral e pesquisa). Projeto construtivo na arte: 1950-1962. Rio de Janeiro; São Paulo: Museu de Arte Moderna; Pinacoteca do Estado, 1977, p. 86.

BELTING, Hans. O comentário de arte como problema da história da arte. In: BELTING, Hans. O fim da história da arte - uma revisão dez anos depois. Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CLARK, Lygia. [Carta]. Destinatário: Guy Brett. Rio de Janeiro, 3 de julho de 1967. 1 carta.

CLARK, Lygia. [Carta]. Destinatário: Luiz de Almeida Cunha. Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1959. 1 carta.

CLARK, Lygia. Carta a Mondrian. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p. 46-49.

CLARK, Lygia. Lygia Clark. Introdução de Manuel Borja-Villel; textos de Guy Brett, Ferreira Gullar e Paulo Herkenhoff. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1998.

CLARK, Lygia; OITICICA, Hélio. Cartas 1967-74. Organizado por Luciano Figueiredo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996. p. 42.

ENTREVISTA de Ferreira Gullar a Suely Rolnik – SESC – SP, 2005. Disponível em: http://www.bcc.org.br/filmes/443537. Acesso em: 28 maio 2022.

FERREIRA, Glória. Crítica de Arte no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Organização e seleção de textos por Manoel Barros da Motta; tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel; SAMPAIO, Laura Fraga de Almeida. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996, p. 5-47.

GULLAR, Ferreira. [Carta]. Destinatário: Mário Pedrosa. Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 1959. 1 carta.

GULLAR, Ferreira. Antologia Crítica: Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. Organização de Renato Rodrigues da Silva e Bruno Melo Monteiro. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2015.

GULLAR, Ferreira. Lygia Clark: uma experiência radical (1954-1958). Rio de Janeiro: Edição FUNARTE, 1980, p. 11.

JORGE, Edmundo. In: Catálogo da I Exposição Nacional de Arte Abstrata. Petrópolis: Hotel Quitandinha, fevereiro de 1953.

MOURA, Flávio Rosa de. Obra em construção: o neoconcretismo e a arte contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.

PEDROSA, Mário. La II Bienal de São Paulo. CUADERNOS del congreso por la libertad de la cultura, Paris, 1954, n. 6, maio-jun., p. 94-99.

PEDROSA, Mário. Significação de Lygia Clark. Rio de Janeiro: Edição FUNARTE, 1980.

PEDROSA, Mário. Acadêmicos e Modernos: Textos escolhidos III. Org. Otília Arantes. 1a ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

SEUPHOR, Michel. Piet Mondrian: life and work. New York: H. N. Abrams, 1956.

TELLES, Martha; TORRES, Fernanda. A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970. Revista Ars. ano 15, n. 29, São Paulo, ECA/USP, 2017, p. 174-199.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Bruno Henrique Fernandes Gontijo

Downloads

Não há dados estatísticos.