Resumo
Este artigo propõe uma análise sobre a presença de mulheres artistas brasileiras em duas exposições internacionais realizadas nos Estados Unidos em 1930 e 1939, nos museus Roerich e Riverside, respectivamente. Para tal debate e considerando que as mostras foram organizadas a partir do Brasil, apresenta-se a participação e circulação de tais artistas na cena artística brasileira, analisando a repercussão e projeção de suas trajetórias, de forma a debater tal participação internacional atrelada às dinâmicas do contexto brasileiro.
Referências
ALVES, Caroline Farias. Arte, gênero e sociabilidade: Nair de Teffé, a brasileira representada por Georgina de Albuquerque. Dissertação de Mestrado em História. UFJF, 2019.
CARDOSO, Rafael. “Imaginação diaspórica ou apropriação cultural?: A afro-brasilidade nas obras de Dimitri Ismailovitch e Maria Margarida Soutello”. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p.378-410, jan. 2022.
CARDOSO, Rafael. Modernidade em Preto e Branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
COELHO, Denise dos Santos. Maria Margarida Soutello: o inventário de uma artista na sombra da memória. Dissertação (Mestrado em memória e acervos) – Programa de pós-graduação em memória e acervos, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2022.
FERREIRA, César Casimiro. A preservação do acervo de escultura de Celita Vaccani na Escola de Belas-Artes: inventário e medidas de conservação. Monografia (Graduação em Conservação e Restauro), EBA-UFRJ, 2018.
FRAGA, André Barbosa. Os heróis da Pátria: Política Cultural e História do Brasil no Governo Vargas. Rio de Janeiro: Editora Prismas, 2015.
HÖFKE, Tathiany Ferreira. “Celita Vaccani: A trajetória acadêmica e os prêmios recebidos”. In, 19&20. Rio de Janeiro, v. III, n. 3, jul. 2008.
MORAIS, Frederico. Núcleo Bernardelli: Arte Brasileira nos anos 30 e 40. RJ: Ed. Pinakotheke, 1982.
NOCHLIN, Linda. “Why are there no great women artists?”. In, GORNICK, Vivian; MORAN, Barbara K. (orgs.). Woman in Sexist Society: Studies in Power and Powerlessness. New York: Basic Books, 1971.
OLIVEIRA, Miriam Andrea de. A mulher e as artes: as pintoras da Primeira República, no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). RJ: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.
POLLOCK, Griselda. Vision and difference: feminism, femininity and the histories of art. Londres; NY: Routledge, 2015 [1ed. 1988].
SILVA, Roberta Paula Gomes. Elegância nos trópicos: as crônicas sociais de Gilberto Trompowsky nas revistas ilustradas nos anos de 1931 a 1957. Tese (Doutorado). Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
SILVA, Thais Canfild da. “Um olhar sobre o I Salão Feminino de Arte de 1931”. In, Atas do XIII Encontro de História da Arte do IFCH-Unicamp: arte em confronto: embates no campo da história da arte. Campinas: IFCH/Unicamp, 2018, pp. 836-843.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras. São Paulo: Edusp/Fapesp: 2008.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. São Paulo: Edusp, 2022.
SIMIONI, A. P. C; DIAS, Elaine. Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930). São Paulo: Pinacoteca, 2015.
VIANA, Marcele Linhares. A Conquista de Espaço e Ocupação das Mulheres na Escola Nacional de Belas Artes no Curso de Arte Decorativa. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 39, 2020, Pelotas. Anais do XXXIX Colóquio... Pelotas: UFPEL/CBHA, 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Renata Gomes Cardoso