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Ciência e violência nas imagens do transporte do meteorito do Bendegó para o Rio de Janeiro (1887-1888)
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Palavras-chave

Meteorito do Bendegó
Cultura visual
Fotografia
Escravidão
Representação do território
Pintura de paisagem

Como Citar

SQUEFF, Leti. Ciência e violência nas imagens do transporte do meteorito do Bendegó para o Rio de Janeiro (1887-1888). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 4–20, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i2.15464. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15464. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Em 1887 foi organizada uma expedição para trazer o meteorito chamado “do Bendegó” da Bahia para o Rio de Janeiro. A operação envolveu enorme logística para transportar a pedra de mais de 5 toneladas. Neste artigo, pretendo investigar como ciência e política se articulam nas fotografias do meteorito do Bendegó. Elas tiveram papel central na construção de um imaginário que vinculava a “posse” do meteorito à ciência, e assim, participavam da criação de uma imagem civilizada e “científica” para o Império brasileiro. Por outro lado, também a violência da escravidão transparece nas imagens associadas ao meteorito. 

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i2.15464
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