Banner Portal
Os italianos “brasiliani”
PDF

Palavras-chave

Arte moderna italiana
Artistas emigrados
Mário Pedrosa
Crítica de arte brasileira
Imigração italiana

Como Citar

RODRIGUES, Rodrigo Vicente. Os italianos “brasiliani”: a atuação de imigrantes nas dinâmicas artísticas brasileiras, no século XX, a partir da crítica de Mário Pedrosa. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 134–156, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.15463. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15463. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo visa a verificar como Mário Pedrosa observou italianos que imigraram para o Brasil na primeira metade do século XX, algo que pode ser visto como continuação da dinâmica migratória entre os dois países, mas reconfigurado no período em questão. Observar-se-á como Bardi, Armando Balloni, De Fiori, Di Prete, Paolo Rissone, Caetano Fraccaroli e Tiziana Bonazzola são vistos na crítica de Pedrosa, que ratifica a aceitação desses italianos que se transformam em brasiliani, tanto pela permanência no País que os acolhe, mas sobretudo pelo modo como passam se inserir no seu sistema artístico.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.15463
PDF

Referências

AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. Série Debates. São Paulo: Perspectiva, 1979.

ÀS SEGUNDAS-FEIRAS o ingresso à Bienal é gratuito. Correio Paulistano, São Paulo, n. 29324, 14 nov. 1951.

BARDI, Pietro Maria. O Museu de Arte de São Paulo - uma contribuição à cultura brasileira. In: BONI, Luis A. de. A presença italiana no Brasil. Porto Alegre/Torino: Escola Superior de Teologia/Fondazione Giovanni Agnelli, 1987.

BIENAL DO MUSEU DE ARTE MODERNA. Catálogo geral da I Bienal. São Paulo: MAM, 1951.

COSTA, Luiza Nayara Mendes. Diagnóstico de mobiliário em exposição na realidade amazônica - subsídios para práticas de salvaguarda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

D’HORTA, Arnaldo Pedroso. O olho da consciência: juízos críticos e obras desajuizadas. Escritos sobre arte. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2000, p. 178.

EXPOSIÇÃO Paolo Rissone. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 39, 15 fev. 1952, p. 8.

FABRIS, Annateresa. O futurismo paulista. São Paulo: Autêntica, 1994.

FUNDAÇÃO BIENAL. O caso Di Prete e a pintura de Di Prete, 2015. Disponível em: http://www.bienal.org.br/post/2233. Acesso em: 8 jun. 2021.

GABRIEL, Marcos Faccioli. De Fiori no limbo. In: Seminário Nacional Do Docomomo Brasil, 11, 2016, Recife. Anais do 11º... Recife: DOCOMOMO BR, 2016, p. 12.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos – o breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

IBGE. Biblioteca. Catálogo. [Theatro] da Paz: Belém (PA) [ID: 43407]. Fotografia em cartão postal. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=443407&view=detalhes. Acesso em: 21 abr. 2020.

INSTITUTO CPFL. Paisagem na coleção do MAM traz a Campinas obras de di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e outros 51 artistas. 2017. Disponível em: https://institutocpfl.org.br/instituto-cpfl-traz-a-campinas-a-exposicao-paisagem-na-colecao-do-mam-museu-de-arte-moderna-de-sao-paulo-com-obras-de-di-cavalcanti-tarsila-do-amaral-e-outros-51-artistas/. Acesso em: 28 mai. 2021.

KAREPOVS, D. Pas de Politique, Mariô! Mario Pedrosa e a Política. Cotia: Ateliê Editorial, 2017.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem o moderno. São Paulo: Edusp, 1999.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Arte moderna italiana, fascismo e o colecionismo privado dos anos 1930-40. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Direções e Sentidos da História da Arte, 32, 2012, Brasília. Anais do XXXII... Brasília: CBHA/UnB, 2012, p. 1583-1602.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo, Realismo, Vanguarda. Pintura Italiana do Entreguerras. In: Seminário Internacional Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americano, 2013, São Paulo. Anais do... São Paulo: MAC-USP, 2013.

MALERONKA, Camila. Caetano Fraccaroli: Arte, Reflexão e Ensino. 2000. Trabalho Relatório de (Iniciação Científica com fomento da Fapesp) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MENGOZZI, Federico. O inventor da Bienal. Época, São Paulo, n. 382, 12 set. 2005. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT1031123-1661,00.html. Acesso em: 8 jun. 2021.

MIGLIACCIO, Luciano. Pietro Maria Bardi no Brasil: história, crítica e crônica de arte. In: Seminário Internacional Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americano, 2013, São Paulo. Anais do... São Paulo: MAC-USP, 2013.

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil - a vida de Assis Chateaubriand. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

NO MUSEU de Arte Moderna exposição de pintores de Milão. Diário da Noite, Rio de Janeiro, n. 4608, 10 nov. 1949, p. 5.

PATERNOSTRO, Zuzana. Origem da coleção italiana no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. In: MARQUES, L.; PATERNOSTRO, Z. (Orgs.). A arte italiana no Museu Nacional de Belas Artes – Corpus da arte italiana em coleções brasileiras, 1250-1950. Volume 2. Rio de Janeiro: MNBA, 1996.

PEDROSA, Mário. A palavra do júri de seleção. Artes Visuais. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, n. 118, 23 mai. 1957, p. 8.

PEDROSA, Mário. Ainda o envio a Veneza. Artes Visuais. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 103, 4 mai. 1960.

PEDROSA, Mário. Bienal, retrato bem brasileiro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 22986, segundo caderno, 14 mar. 1968, p. 2.

PEDROSA, Mário. Desenhistas no Salão. Artes Visuais. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 130, 6 jun. 1957, p. 8.

PEDROSA, Mário. Exposição coletiva - Paolo Rissone. Artes Visuais. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, n. 152, 3 jul. 1957, p. 8.

PEDROSA, Mário. Exposição dos Italianos Modernos. Artes Plásticas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 16104, 7 mai. 1947, p. 11.

PEDROSA, Mário. Exposição no Museu de Arte Moderna. Artes Plásticas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 17398, 4 dez. 1949, p. 17.

PEDROSA, Mário. Funi ou o estilo através das épocas. Artes Plásticas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 16124, 30 mai. 1947, p. 11.

PEDROSA, Mário. Modernidade cá e lá – Textos escolhidos 4. Organização de Otília Arantes. São Paulo: Edusp, 2000, p. 37.

PEDROSA, Mário. O desenho brasileiro na bienal. Artes Visuais. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 284, 7 dez. 1957, p. 6.

PEDROSA, Mário. Pintores brasileiros na bienal. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 282, 5 dez. 1957.

PEDROSA, Mário. Política das Artes – Textos escolhidos 1. Organização de Otília Arantes. São Paulo: Edusp, 1995.

PEDROSA, Mário. Quanto ao nível do salão. Arte Visuais. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 154, 5 jun. 1958a, p. 6.

PEDROSA, Mário. Raffaelino del Garbo, o gênio que fenece. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 15982, 8 dez. 1946.

PEDROSA, Mário. Representação brasileira na bienal. Artes Visuais. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, n. 259, 7 nov. 1957, p. 6.

PEDROSA, Mário. Sinais de saturação tachista. Artes Visuais. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, n. 163, 5 jul. 1958, p. 6.

PEDROSA. Os italianos - sobretudo os jovens. Artes Plásticas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 16120, 25 mai. 1947, p. 31.

POZZOLI, Viviana. 1946! Por que Pietro Maria Bardi decide deixar a Itália e partir para o Brasil? In: Seminário Internacional Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americano, 2013, São Paulo. Anais do... São Paulo: MAC-USP, 2013.

ROCCO, R. Entre agente cultural, publicitário e artista: a controversa presença do italiano Danilo Di Prete na Bienal de São Paulo. MODOS. Revista de História da Arte, Campinas, v. 2, n.3, p. 9-25, set. 2018.

ROCCO, Renata. Danilo Di Prete em ação: a construção de um artista no sistema expositivo da Bienal de São Paulo. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) – PGEHA, USP, São Paulo, 2018.

ROCCO, Renata. O caso dos “Italianos de Paris” no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo”. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, n. 20, jul-dez 2013a. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15282. Acesso em: 8 jun. 2021.

ROCCO, Renata. O caso dos italianos de Paris. In: Classicismo, Realismo, Vanguarda – Pintura Italiana do Entreguerras. Catálogo de exposição. São Paulo: MAC-USP, 2013.

RUSCONI, Paolo. Rua Brera n. 16. A galeria de Pietro Maria Bardi. In: Seminário Internacional Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americano, 2013, São Paulo. Anais do... São Paulo: MAC-USP, 2013.

SELECIONADOS os projetos do “Monumento a Ruy Barbosa”. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 36 (2), 13 fev. 1953, p. 8.

SILVA, Caroline Fernandes. O moderno em aberto. O mundo das artes em Belém do Pará e a pintura de Antonieta Santos Feio. 2009. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.

SILVA, José Armando Pereira da. O mercado de arte moderna em São Paulo: 1947-51. Catálogo de exposição. São Paulo: MAM-SP, 2017.

ZANINI, Walter. Os anos tardios de Ernesto De Fiori no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 25, 1995.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Rodrigo Vicente Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.