Banner Portal
O caso dos Italianos de Paris no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Grupo Italianos de Paris
Arte moderna
Acervo MAC USP

Como Citar

ROCCO, Renata Dias Ferraretto Moura. O caso dos Italianos de Paris no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 20, p. 101–123, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15282. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo visa comentar a existência do grupo de artistas chamado “Italianos de Paris” e aponta a presença de algumas de suas obras na coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e em que medida estão relacionadas ao perfil das primeiras aquisições de obras italianas para o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), que depois viria a ser a coleção MAC USP. As reflexões apresentadas neste texto fazem parte da pesquisa de mestrado em andamento, sob orientação da Profª Drª Ana Gonçalves Magalhães, na Universidade de São Paulo, pessoa responsável pela reavaliação crítica do acervo MAC USP (coleção do antigo MAM SP).

PDF

Referências

ARGAN, Giulio. Arte moderna. Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 341-344.

DELL’ARCO, Maurizio Fagiolo. “Severini e il gruppo degli ‘Italiani di Parigi’: cronistoria d’una idea.” Gino Severini. Coordenação Giovanni Breschi. Milão: Electa Firenze, 1983, p. 25. . DESBIOLLES, Yves Chevre fils “Le critique d’art Waldemar George. Les paradoxes d’un non-conformiste”. Archives juives. França, no 41, 2008, pp. 101-117.

FONDAZIONE GIORGIO E ISA DE CHIRICO. Disponível em: http:// www.fondazionedechirico.org/biografia/. Acesso em 30.04.2013 às 20h39.

FRAIXE, Catherine. Art français ou art européen? L’histoire de l’artmoderne en France: culture, politique et récits historiques, 1900-1960: tese de doutorado. Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Orientada por: Eric Michaud. França, data da defesa: 02/02/2011, pp. 06-12

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. “A Narrativa de Arte Moderna no Brasil e as Coleções Matarazzo, MAC USP”. Museologia & Interdisciplinaridade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Brasília, Vol.1, no 1, jan./jul. de 2012, pp. 77-108.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. “As Coleções Matarazzo no Acervo do MAC USP e a Pintura Moderna no Brasil”. VI Encontro de História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2010, Campinas, SP. Atas... Campinas: UNICAMP, 2010, p. 44.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. “Realismo, Classicismo e Vanguarda: Pintura Italiana do Entre Guerras”. CAT. EXP. Classicismo, Classicismo e Vanguarda: Pintura Italiana do Entre-Guerras.

RIBEIRO, Mariana. A viagem do Argonauta. As poéticas de Giorgio de Chirico no acervo do MAC-USP: Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Orientated by Nelson Aguilar, Brasil, Campinas. Date: 2009, p. 101.

WEISS, Eva. Nel regno dei segni: Sulla vita e sull’opera di Massimo Campigli. Disponível em: ORGANIZAÇÃO CAMPIGLI: . Acesso em: 06.05.2013, às 19h16.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.