Resumo
Após apresentar as linhas gerais da atuação do geólogo canadense Charles Frederick Hartt (1840-1878) como arqueólogo no Brasil, o presente artigo se concentra na discussão da problemática recepção inicial, sobretudo por parte de arqueólogos e antropólogos americanos, de algumas de suas teorias acerca da arqueologia indígena brasileira. Trata, a seguir, da recente releitura de suas anotações e textos sobre o tema, empreendida pela arqueóloga americana Anna Roosevelt, em uma tentativa de recuperar o valor das “velhas coleções” para a pesquisa.
Referências
AGASSIZ, Louis; HARTT, Charles Frederick. Scientific results of a journey in Brazil and Geolog y and physical geography of Brazil. Boston: Fields, Osgood & Co.; London: Trübner & Co., 1870, p. IV.
BRICE, William R. Cornell geolog y through the years. Ithaca, N.Y.: College of Engineering, Cornell University, 1989.
COURBIN, Paul. What is Archaeology?. In _. What is Archaeolog y? An essay on the nature of archaeological research. Chicago and London: The Uni- versity of Chicago Press, 1988, p. 111.
FREITAS, Marcus Vinicius de. Charles Frederick Hartt, um naturalista no Império de Pedro II. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
FREITAS, Marcus Vinicius de. Hartt: Expedições pelo Brasil Imperial 1865-1878. São Paulo: Metalivros, 2001, p. 59.
ROOSEVELT, Anna Curtenius. A historical memoir of archaeological re- search in Brazil (1981-2007). Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Belém, v. 4, n. 1, jan.-abr. 2009, p. 161.
RUDWICK, Martin J. S. The meaning of fossils: Epi- sodes on the History of Palaeontology. Chicago: University of Chicago Press, 1985, p. 250-252.
TRIGGER, Bruce G. A history of archaeological thought. 2. ed. New York: Cam- bridge University Press, 2007, p. 178.
WINTERER, Caroline. The culture of classicism. Ancient Greece and Rome in American intellectual life (1780-1910). Baltimore; London: The John Hopkins University Press, 2002, p. 162.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura