Resumo
Com a crescente valorização de questões ligadas à identidade cultural e à proteção do patrimônio urbano, observa-se o interesse dos arquitetos pela morfologia da cidade tradicional, o que envolve o entendimento da relação homem e natureza. Essa compreensão é de fundamental importância, tendo-se em vista a necessidade da preservação de lugares como os antigos núcleos de Olinda e Ouro Preto. No geral, esses lugares eram assentamentos integrados ao meio natural, onde as manchas verdes se mostravam essenciais para o ordenamento dos complexos construídos.
Referências
ACADEMIA BRASILEIRA. Cartas jesuíticas: cartas avulsas (1550-1568). Rio de Janeiro: Oficina Industrial Gráfica, 1931. p. 263-264, 271-272.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 24, 45, 103-104; NORBERG-SCHULZ, Christian. Nuevos caminos de la arquitectura: existencia, espacio y arquitectura. Barcelona: Editorial Blume, 1975, p. 20, 45, 104
CARAPINHA, Aurora da Conceição Parreira. Da essência do jardim português. Tese (Doutorado em Arquitectura Paisagista e Arte dos Jardins, Ramo de Artes e Técnicas da Paisagem). Universidade de Évora (Gonçalo Ribeiro Telles), Évora, 1995, v.1, p. 55-56, 358-359.
FREYRE, Gilberto, 1900-1987. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento do urbano. 14ª edição revisada. São Paulo: Global, 2003, p. 351-353.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil; escritores de A a M. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, Livraria Civilização Brasileira; Lisboa: Livraria Portugália, 1949, Tomo VIII, p. 393-394.
SOUSA, Gabriel Soares de (c.1540-1591). Tratado descritivo do Brasil em 1587. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2000. p. 108-110.
VASCONCELOS, Simão de (1597-1671). Notícias curiosas e necessárias das cousas do Brasil. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001. p. 138.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura