Banner Portal
Um desenho do círculo de Antonio Pollaiolo como modelo para Sansão e os Filisteus de Michelangelo
PDF

Palavras-chave

Antonio Pollaiolo (1431c.-1498)
Michelangelo Buonarroti (1475-1564)
Arte Renascentista
Arte Maneirista

Como Citar

RAGAZZI, Alexandre. Um desenho do círculo de Antonio Pollaiolo como modelo para Sansão e os Filisteus de Michelangelo. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 18, p. 75–90, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15425. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

É fato amplamente aceito que a estatueta brônzea conhecida como Sansão e os filisteus, cujas reproduções integram diversas coleções europeias e americanas, foi fundida a partir de um modelo plástico realizado por Michelangelo Buonarroti. Embora o modelo original do artista não tenha sido preservado, todavia subsiste um considerável conjunto de documentos, visuais e textuais, ao qual pesquisadores costumam recorrer para sustentar essa atribuição. Com este artigo, ao apresentarmos um desenho do círculo de Antonio Pollaiolo para ser confrontado com o grupo de Sansão e os filisteus, pretendemos oferecer uma contribuição para reforçar ainda mais os vínculos entre Michelangelo e essa obra.

PDF

Referências

DANTI, Vincenzio. Il primo libro del trattato delle perfette proporzioni di tutte le cose che imitare e ritrarre si possono con l’arte del disegno. Firenze: 1567, pp. 33, 57-60. Ainda sobre o assunto, cf. CLEMENTS, Robert J., Michelangelo’s theory of art, New York: New York University Press, 1961, sobretudo pp. 157.

GAYE, Giovanni. Carteggio inedito d’artisti dei secoli XIV, XV, XVI. 3 v. Firenze: Giuseppe Molini, 1839-1840, II, pp. 97-99, 464-465.

HIRST, Michael. “Michelangelo in Florence: David in 1503 and Hercules in 1506”. The Burlington Magazine, v. 142, n. 1169, 2000, pp. 487-492.

JOANNIDES, Paul. “Two drawings related to Michelangelo’s Hercules and Antaeus”. Master Drawings, v. 41, n. 2, 2003, pp. 105-118. Si veda anche DE TOLNAY, Charles, Michelangelo, v. I (The youth of Michelangelo), Princeton: Princeton University Press, 1943, pp. 101, 183, in cui questo autore aveva parzialmente sostenuto questa ipotesi.

MASSINELLI, Anna Maria (a cura di). Bronzetti e anticaglie dalla guardaroba di Cosimo I. Firenze: Museo Nazionale del Bargello / S.P.E.S., 1991, pp. 22 e 18

Per un approfondimento sulla commessa e sul ruolo centrale dell’opera di Bandinelli, vedi BUSH, Virginia L., “Bandinelli’s Hercules and Cacus and Florentine traditions”, Memoirs of the American Academy in Rome, v. 35, 1980, pp. 163-189.

ROSSI, Paola (a cura di). I disegni di Jacopo Tintoretto. Firenze: La Nuova Italia, 1975 [Fig. 23-35]. Cfr. anche WHITAKER, Lucy, “Tintoretto’s drawings after sculpture and his workshop practice”, in: CURRIE, Stuart; MOTTURE, Peta (edited by), The sculpted object – 1400-1700, Aldershot / Brookfield: Scolar Press / Ashgate, 1997, pp. 177-200 (soprattutto pp. 179-180, 183-184).

SCHMIDT, Eike D. “Die Überlieferung von Michelangelos verlorenem Samson-Modell”. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz, 40, 1/2, 1996, pp. 78-147.

TOFANI, Annamaria Petrioli (a cura di). Gabinetto disegni e stampe degli Uffizi. Inventario 1. Disegni esposti. Firenze: Leo S. Olschki, 1986, p. 118. Veja-se ainda o parecer de Alison Wright, que reafirma o desenho como cópia de um original de Pollaiolo (WRIGHT, Alison, The Pollaiuolo brothers – The arts of Florence and Rome, New Haven, London: Yale University Press, 2005, pp. 162-163).

VASARI, Giorgio. Le vite de’ più eccellenti pittori, scultori e architettori nelle redazioni del 1550 e 1568. Testo a cura di Rosanna Bettarini. Commento secolare a cura di Paola Barocchi. 6 v. Firenze: Sansoni / S.P.E.S., 1966-87, V, p. 247 (Vita di Baccio Bandinelli).

VASARI, Giorgio. Op. cit., III, pp. 504-505.

VASARI, Giorgio. Op. cit., VI, pp. 62-63 e V, p. 251.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.