Banner Portal
A palavra pintada
PDF

Palavras-chave

Tratado
Pintura
Ecfrase
Século XVI

Como Citar

NASCIMENTO, Cristiane Maria Rebello. A palavra pintada: A ecfrase na tratadística de pintura no século XVI. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 9, p. 7–22, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15416. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Este artigo aborda os aspectos prescritivos e encomiásticos do desempenho da tópica da ecfrase nos tratados de pintura da primeira metade do século XVI, em particular, no tratado Da Pintura Antiga, do pintor português Francisco de Holanda. Interessa-me examinar tanto os mecanismos pelos quais a tratadística do período procede à transferência do tema
retórico antigo das qualidades pictóricas do discurso para o âmbito do ofício da pintura, quanto o modo como a tópica da imitação opera em conjunto com outras tópicas epidíticas antigas – como a do ut pictura poesis e do chria – assim como com as tópicas modernas da Rinascita das artes e do paragone entre pintura e escultura.

PDF

Referências

ANDERSON. The Second Sophistic: a cultural phenomemom in the Roman Empire. London: Routledge, 1933.

ALBERTI. Da Pintura. Tradução de Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

BALDWIN, Charles S. Medieval Rhetoric and Poetic, New York: The MacMillan Company, 1928.

BAXANDALL, Michael. Giotto and Orators. Humanist observes of painting in Italy and the Discovery of pictural composition, 1350-1450. Oxford: Oxford University Press, 1971.

BIAGINI, Enza. “Ecfrasi, Dipintura. Sguardo sulle teorie della descrizione nei trattati del Cinquecento”. In: VENTURI, Gianni; FARNETTI, Monica. Ecfrasi. Modelli ed esempi fra medievo e rinascimento, Roma: Bulzoni, 2004, t. II.

BOCCACCIO. Il Decameron. Milano: Mursia, 1966, VI.

BOCCACCIO. Il Comento alla Divina Commedia. Bari: Ed. D. Guerri, 1918.

CICERO. Orator. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

CICERO. De Partitione Oratoria. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

FILOSTRATO, O VELHO. Imagines. Cambridge-London: Harvard University Press, 1979, I, 294 K-295K, 1-29.

GAURICO. Sobre la escultura (1506), comentado y anotado por André Chastel y Robert Klein, Madrid: Akal, 1996.

HERMOGENES. L’Art Réthorique. Paris: L’ Age d’Homme pour la préface et l’introduction et Les Belles Lettres pour la traduction française, 1997, Progymnasmata.

HOLANDA, Francisco de. Da Pintura Antiga. Introdução e notas de Angel González Garcia, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983.

MURPHY, James J. La Retórica en la edad Media: historia de la teoría de la retórica desde San Agustín hasta en Renacimiento. México: Fondo de Cultura Económico, 1986.

PATRIZI, Giorgio. “Le ragioni dell’ecfrasi. Origini e significato della narrazioni vasariane”. In: VENTURI, Gianni; FARNETTI, Mónica.

PLINIO. Naturalis Historia. Paris: Belles Lettres, 1997, XXXV.

QUINTILIANO. Instituto Oratoria. Cambridge: Harvard University Press.

VARCHI, Benedetto. Della maggioranza delle arti (1547). In: BAROCCHI, Paola. Scritti d’Arte Del Cinquecento. Milano: Riccardo Ricciardi, 1971.

VASARI, Giorgio. Le Vite. Roma: Newton Tascabili, 1993, “Vita di Giotto”, I.

VASARI, Giorgio. “Introduzione alle tre arti del disegno”, cap. XV. Della Pittura.

VICKERS. “Epideictic and Epic in the Renaissance”. In: MURPHY, James J. Renaissance Eloquence: studies in the Theory and Practice of Renaissance Rhetoric. Berkeley: University of California Press, 1983.

VILLANI. De origine civitatis Florentie, et de eiusdem famosis civibus, Biblioteca Vaticana, MS, Barb.lat, 2610, fols. 71r-72r.

WEINBERG, Bernard. A history of literary criticism in Italian Renaissance, vol. II. Chicago: University of Chicago Press, 1961.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.