Banner Portal
Uma releitura dos frisos de Odisseu no Esquilino
PDF

Palavras-chave

Odisseia
Paisagem
Pinturas Parietais
Esquilino
Roma

Como Citar

MARQUES, Juliana Bastos; CAVICCHIOLI, Marina Regis. Uma releitura dos frisos de Odisseu no Esquilino. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 11, p. 5–26, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15402. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Este artigo oferece, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica sobre a questão dos frisos de Odisseu no Esquilino, uma das mais importantes pinturas remanescentes da arte romana, adicionando comentários específicos à leitura feita por Timothy O’Sullivan sobre a ambulatio da elite que os frisos deveriam estimular. Com os elementos fornecidos por esta análise, pretende-se discutir algumas possibilidades hipotéticas a respeito da reconstituição do conjunto total dos frisos, bem como o seu significado.

PDF

Referências

ANDRONIKOS, M., DOUMAS, A. Vergina II: The ‘Tomb of Persephone’. Athens: The Archaeological Society at Athens, 1994.

BARBET, A. La peinture murale romaine: Les styles décoratifs pompéiens. Paris, 1985.

BASTET, F. L.; DE VOS, M. Proposta per una classificazione del terzo stile pompeiano. Roma: Archäologische Studien van het Nederlands Instituut te Rome IV, 1979.

BERGMANN, B. “Review: Die Odyseefresken von Esquilin by Ralf Biering”. American Journal of Archaeology, vol. 101, n. 4, 1997.

BERGMANN, B. “Painted Perspectives of a Villa Visit: Landscape as Status and Metaphor”. In: GAZDA, E. K.; HAECKL, A. E. Roman Art in the Private Sphere: New Perspectives on the Architecture and Decor of the Domus, Villa and Insula. Ann Arbor: University of Michigan, 1991.

BEYEN, H. G. Die pomepjanische Wanddekoration vom zweiten bis zum veierten Stil I/II.1. The Hague, 1938/1960 .

BIERING, Ralf. Die Odyseefresken von Esquilin. Munich: Biering und Brinkmann, (Studien zur antiken Malerei und Fabergebung 2), 1995.

BLANCKENHAGEN, Peter H von. “Narration in Hellenistic and Roman Art”. American Journal of Archaeology, vol. 61, no. 1, 1957.

BLANCKENHAGEN, P.; ALEXANDER, C. The Paintings from Boscotre case. Heidelberg: F. H. Kerle, 1962.

BORRELLI, Licia Vlad. “Un nuovo frammento dei ‘paesaggi dell’Odissea’”. Bollettino d’Arte, 41, 1956.

CAVICCHIOLI, M. R.; FUNARI, P. P. A. “A arte parietal romana e diversidade”. In: MIYOSHI, A. G.; DAZZI, C. C.; CARDOSO, R. G. (orgs.) Revisão Historiográfica: O estado da questão, I Encontro de História da Arte. Campinas, IFCH/Unicamp, 2005.

CLARKE, J. R. The Houses of Roman Italy, 100 BC-AD 250: Ritual, Space, and Decoration. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1991.

COARELLI, Filippo. “The Odyssey Frescos of the Via Graziosa: A Proposed Context”. Proceedings of the British School at Rome, 66, 1998.

DICKMANN, J.A. “The peristyle and the transformation of domestic space in hellenistic Pompeii”. In: LAURENCE, R.; WALLACE-HADRILL, A. (ed.) Domestic Space in the Roman World: Pompeii and Beyond. Journal of Roman Archaeology, Supplementary Series, 22, 1997.

ENGEMANN, J. Architekturdarstellungen des frühen zweiten Stils: Illusionistische römische Wandmalerei der ersten Phase und ihre Vorbilder in der realen Architektur. Heidelberg: F. H. Kerle, 1967.

GALLINA, A. Le Pitture com Paesaggi dell’ Odissea dall’ Esquilino. Roma: L’Erma di Bretschneider, 1964. (Studi Miscellanei 6).

GUARINELLO, N. L. Ruínas de uma Paisagem: arqueologia das casas de fazenda da Itália Romana. Tese de doutorado. São Paulo: USP, 1993.

GOMBRICH, E. A. História da Arte. Rio de Janeiro, LTC, 1999.

GRUEN, E. Culture and national identity in Republican Rome. Cornell University Press, 1995.

HANFMANN, G. M. A. Arte Romana – Sintesi Moderna dell’Arte di Roma Imperiale. Milano: Silvana Edioriale d’Arte, 1965, prancha XXVIII.

HARTOG, F. Memória de Ulisses. Narrativas sobre a fronteira na Grécia antiga. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004, esp. cap. 1.

JANSON, H. W. História Geral da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 5ª ed., 1992.

KAISER, E. “Odysee-Szenen als topoi”. Museum Helveticum, vol. 21, 1964.

KOEPKE, N., BATEN, J. “The biological standard of living in Europe during the last two millennia”. European Review of Economic History, 9, 2005.

KUTTNER, A. “Delight and Danger in the Roman Water Garden: Sperlonga and Tivoli”. In: CONAN, M. (ed.). Landscape Design and the Experience of Motion. Washington, DC: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2003.

LEACH, E. W. The Rhetoric of Space. Literary and Artistic Representations of Landscape in Republican and Augustan Rome. Princeton, Princeton University Press, 1988.

LING, R. Roman Painting. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LOWENSTAM, “The Sources of the Odyssey Landscapes”. Échos du monde classique. Vol. 39, 1995.

MATRANGA, Piero. La città di Lamo stabilita in Tarracina secondo La descrizione di Omero e due degli antichi dipinti già ritrovati sull’ Esquilino. Roma: Tipografia della reverenda Camera Apostolica, 1852.

MAU, A. Geschichte der decorativen Wandmalerei in Pompeji. G. Reimer, 1882. Disponível em e-book na versão em inglês revisada e traduzida por F.W. Kelsey, Pompeii: it’s life and art. London, 1907. Acesso em 10/01/2009.

O’SULLIVAN, Timothy. “Walking with Odysseus: the portico frame of the Odyssey Landscapes”. American Journal of Philology, 128, 2007.

POLLITT, J. J. Art in the Hellenistic Age. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

RAMBALDI, S. Le rappresentazioni dell’Oltretomba nella pittura romana antica. Universitá degli studi di Bologna. Disponível em: http://www.griseldaonline.it/percorsi/archivio/rambaldi_print.htm. Acesso em 10/01/2009.

RUMPF, A. Handbuch der Archäologie, 6, 1953.

SMALL, Jocelyn Penny. Time in Space: Narrative in Classical Art. The Art Bulletin, Dec. 1999. Disponível em: http://findarticles.com/p/articles/mi_m0422/ is_4_81/ai_58926044. Acesso em 20/12/2008.

THOMAS, E. “Zum Zeugniswert griechischer Beischriften auf römischen Wandgemälden der späten Republik und frühen Kaiserzeit”. In: Mededelingen van het Nederlands Instituut te Rome. Antiquity, 54, 1995.

TOYNBEE, J. M. C. “Review: Le Pitture con Paesaggi dell’Odissea dall’ Esquilino by A. Gallina”. Journal of Roman Studies, vol. 55, n. 1/2, 1965.

TYBOUT R. A. “Roman wall-painting and social significance”. Journal of Roman Archaeology, 14, 2001.

VAN DYKE, J. C. A Text-Book of the History of Painting. New York: Longmans, 1894.

VARONE, A. “La società dei siti vesuviani antichi nei riflessi della pittura parietale”. In: Pitture nella reggia dalle città sepolte. Suprintendenza Archeologica di Pompei. Nápoles: Electa Napoli, 1999.

WALLACE-HADRILL, A. Houses and Society in Pompeii and Herculaneum. Princeton: Princeton University Press, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.