Resumo
O artigo pretende apontar os principais elementos que constituem a poética da série Fisicromia, desenvolvida pelo artista venezuelano Carlos Cruz-Diez entre os anos 1959 e 2011. A análise de algumas obras que compõem os estágios da série permite-nos observar a trajetória de uma estética firmemente pautada na cor, entendida pelo artista como manifestação da luz no espaço, dotada de dinamismo e mutabilidade, e, portanto, passível de ser vista como um evento.
Referências
BENKO, Susana. A todo color – Carlos Cruz-Diez. México: Ediciones Tecolote, 2006, p. 6.
BOMFORD, David. “The history of color in art”. Disponível em: . Acesso em 27 de abril de 2013, às 16h30.
BRODSKY, Estrellita. “Carlos Cruz-Diez”. BOMB Magazine. Nova York: New Arts Publications no 110, Inverno de 2010. Disponível em: . Acesso em 2 de maio de 2013, às 15h00.
CLAY, Jean, “Cruz-Diez and the three stages of modern color”, in OLEA, H., Op. cit., p. 407.
OLEA, Héctor, “The Dialectics of chrono-chromatic space”, in OLEA, Héctor; RAMIREZ, Mari Carmen (eds.) Carlos Cruz-Diez — Color in space and time. Exhibition catalog. Museum of Fine Arts, Houston, and the CruzDiez Foundation, Houston. New Haven: Yale University Press, 2011, p. 36.
RIVERA, Francisco, “Carlos Cruz-Diez”, El Universal, Caracas, Venezuela, 31 de maio de 1981, p. 12.
SALVADOR, José Maria, “Aproximación a Carlos Cruz-Diez. Un análisis de la percepción del color”. El Universal, Caracas, Venezuela, 16 de maio de 1982, pp. 3-4.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura