Banner Portal
Paisagem e modernidade através da crítica de arte do segundo oitocentos
PDF

Palavras-chave

Pintura de paisagem
Crítica de arte
Modernidade
Hipólito Caron
Hector Hanoteau
Henri-Joseph Harpignies
Século XIX

Como Citar

BRITO, Ana Carla de. Paisagem e modernidade através da crítica de arte do segundo oitocentos: o caso de Hipólito Caron e seus mestres franceses. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 95–111, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.15271. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15271. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

Investigamos a associação entre paisagem e modernidade pela crítica de arte fluminense oitocentista comparando seus textos com artigos da crítica francesa do mesmo período. Partimos de textos sobre pintores paisagistas considerados modernos no cenário carioca e em seguida nos detemos na apreciação da pintura de Hipólito Caron em paralelo com a de seus mestres franceses, Hector Hanoteau e Henri-Joseph Harpignies. Por fim, identificamos as relações feitas pela crítica entre modernidade e realismo e suas implicações para a paisagem.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.15271
PDF

Referências

BLANC, Charles. Salon de 1866. Gazette des Beaux Arts: courrier européen de l'art et de la curiosité, tome XXI, 1 juil. 1866, p. 29. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k203085v/f31. Acesso em: 15 mar. 2021.

CAMARATE, Alfredo. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, ano 64, n. 307, 4 nov. 1886. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_07&Pesq=Bernardelli&pagfis=16564. Acesso: 15 mar. 2021.

CASTAGNARY, Jules. Courrier Artistique. Nouvelle Revue de Paris, 1e année, tome premier, 15 fév. 1864, p. 601-602. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k424354j/f601. Acesso em: 15 mar. 2021.

CAVALCANTI, Ana M. T. A pintura de paisagem ao ar livre e o anseio por modernidade no meio artístico carioca no final do século XIX. In: Cadernos da Pós-Graduação do Instituto de Artes/ Unicamp. Campinas, ano 6, v. 6, n. 1, 2002, p. 33.

CHILLÓN, Alberto M. Modernidade e modernismo: crítica de arte no Brasil imperial (1860-1889). In: Anais da Biblioteca Nacional, v. I, p. 339-347, 2016.

DAZZI, Camila. Relações Brasil-Itália na Arte do Segundo Oitocentos: estudo sobre Henrique Bernardelli (1880 a 1890). Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 2006, p. 107, nota 261. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281528.

DAZZI, Camila; VALLE, Arthur. 'As bellezas naturaes do nosso paiz': o lugar da paisagem na arte brasileira, do Império à República. Concinnitas, v. 1, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/55534/35606. Acesso em: 15 mar. 2021.

DURET, Théodore. Salon de 1870. Critique de avant-garde, 1885, p. 15-16. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1091381/f20.item. Acesso em: 15 mar. 2021.

Éléments de perspective pratique, a l'usage des artistes, suivis de réflexions et conseils à un élève sur la peinture, et particulièrement sur le genre du paysage. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5774181n.

ESTRADA, Luiz Gonzaga Duque. A Semana, RJ, n. 71, 8 mai. 1886, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=383422&pesq=Caron&pasta=ano%20188&pagfis=580. Acesso em: 15 mar. 2021.

GONSE, Louis. Salon de 1874 (3o. Article). Gazette des Beaux Arts: courrier européen de l'art et de la curiosité, tome dixième, 1 août 1874, p. 147. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k203099q/f161. Acesso: 15 março 2021.

HECTOR HANOTEAU (1823-1890). Un paysagiste ami de Courbet. 14 décembre 2013 – 21 avril 2014. Offre pédagogique à destination des publics scolaires. Musée Courbet, 2013. Disponível em: http://www2.doubs.fr/courbet/fichiers/Hector_Hanoteau_offre_pedagogique.pdf. Acesso: 15 mar. 2021.

ORTIGÃO, Ramalho. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, n. 295, 25 out. 1878, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=103730_01&pesq=Ortig%C3%A3o&pasta=ano%20187&pagfis=4740. Acesso: 15 mar. 2021. Acesso: 15 março 2021.

PALHETA, Alfredo. Bellas Artes. A Semana, Rio de Janeiro, ano 2, n. 65, 27 mar. 1886, p. 4

PAUCHET-WARLOP, Laurence. Henri-Joseph Harpignies (1819-1916). Dessins et aquarelles conservés au Musée des Beaux- Arts de Lille. In: Revue du Nord, tome 74, n. 297-298, juil./déc. 1992, p. 668, tradução nossa. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rnord_0035-2624_1992_num_74_297_4768.

SILVA, Rosangela de Jesus (org.). Notas e artigos sobre crítica de arte na Revista Illustrada. 19&20, Rio de Janeiro, v. XI, n. 2, jul./dez. 2016.Disponível em: http://dezenovevinte.net/artigos_imprensa/criticas_agostini.htm. Acesso em: 05 jun. 2021.

VENTURI, Lionello. História da crítica de arte. Lisboa: Edições 70, 2007, p. 238.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ana Carla de Brito

Downloads

Não há dados estatísticos.