Banner Portal
Cartas de um Pintor
PDF

Palavras-chave

Itália
Literatura de viagem
Literatura artística
Século XIX
Exposição Geral de 1884

Como Citar

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Cartas de um Pintor: as publicações de Pedro Américo na Gazeta de Notícias entre 1884 e 1885. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 185–220, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.15242. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15242. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a apresentação e a publicação integral da série Cartas de um Pintor, escrita pelo artista Pedro Américo de Figueiredo e Mello (1843-1905) para o periódico Gazeta de Notícias entre os anos de 1884 e 1885. O conjunto de oito cartas, em parte ainda desconhecidas, foi iniciado em Florença e concluído no Rio de Janeiro. As correspondências abarcam assuntos diversos e impressões de Américo a respeito de locais pelos quais passou. A cronologia das publicações atesta a chegada de Pedro Américo no Brasil durante a realização da Exposição Geral de 1884. 

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.15242
PDF

Referências

A REFORMA: orgão democrático, n. 132, 14 jun. 1870, p. 2-3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/226440/1278. Acesso em: 02 mar. 2021

A REFORMA: orgão democrático, n. 133, 15 jun. 1870, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/226440/1282. Acesso em: 02 mar. 2021.

AMÉRICO, Pedro. Alguns discursos do Dr. Pedro Américo de Figueiredo. Florença: Imprensa de l'Arte della Stampa, 1888. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5250. Acesso em: 02 mar. 2021.

AMÉRICO, Pedro. Amor d'Esposo: narrativa historica. Florença: Imprensa de l'Arte della Stampa, 1886. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/5256. Acesso em: 02 mar. 2021.

AMERICO, Pedro. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 17, 17 jan. 1885, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/103730_02/8113. Acesso em: 02 mar. 2021.

AMERICO, Pedro. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 331, 26 nov. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/103730_02/7869. Acesso em: 02 mar. 2021.

AMERICO, Pedro. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 49, 18 fev. 1885, p. 1-2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/103730_02/8253. Acesso em 02 mar. 2021.

AMÉRICO, Pedro. Discurso proferido na Academia Imperial das Bellas Artes em presença de S. M. o Imperador no dia 22 de Março de 1870 por occasião da abertura do Curso d'Esthetica, Historia das Artes e Archeologia pela primeira vez professado no Brasil. Alguns discursos do Dr. Pedro Américo de Figueiredo. Florença: Imprensa de l'Arte della Stampa, 1888, p. 13-43. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5250. Acesso em: 02 mar. 2021.

AMÉRICO, Pedro. Na cidade eterna (sonho de juventude). Paris: Aillaud & cia, 1901. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5244. Acesso em: 02 mar. 2021.

ATAS Sessões da Presidência do Diretor 1882-1890, 6 nov. 1884. Acervo Arquivístico do Museu Dom João VI, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Notação 6153.

BARROS, Francisca Argentina Gois. A arte como princípio educativo: uma nova leitura biográfica de Pedro Américo de Figueiredo e Melo. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3164. Acesso em: 02 mar. 2021.

BELLAS ARTES. Academia Imperial das Bellas-Artes. Discurso do Dr. Pedro Americo de Figueiredo e Mello na solemnidade da distribuição de premios. Jornal do Commercio, RJ, n. 99A, 9 abr. 1885, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/364568_07/12631. Acesso em: 02 mar. 2021.

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Pintura, história e heróis no século XIX: Pedro Americo e “Tiradentes Esquartejado”. 2005. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281081. Acesso em: 02 mar. 2021.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

COSMOPOLITA. L’Italia (Cartas de um Pintor). Exposição de Bellas Artes. Cosmopolita, RJ, n. 28, 27 ago. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/778109/5. Acesso em: 02 mar. 2021.

DAZZI, Camila Carneiro. Relações Brasil-Itália na arte do segundo oitocentos: estudo sobre Henrique Bemardelli (1880 a 1890). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006, p. 26. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/281528. Acesso em: 02 mar. 2021.

DIAS, Elaine. Félix-Émile Taunay e a prática do discurso acadêmico no Brasil (1834-1851). Revista de História da Arte e Arqueologia, n. 9, jan.-jun. 2008. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15420/10253. Acesso em: 02 mar. 2021.

EXPOSIÇÃO de Bellas Artes. Gazeta de Noticias, RJ, n. 236, 23 ago. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/103730_02/7412. Acesso em: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Americo de. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 241, 28 ago. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/103730_02/7434. Acesso em: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Americo de. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 260, 16 set. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/103730_02/7524. Acesso: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Americo de. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 284, 10 out. 1884, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/103730_02/7639. Acesso em: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Americo de. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 307, 2 nov. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/103730_02/7748. Acesso em 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Américo de. Cartas de um Pintor. Gazeta de Noticias, RJ, n. 236, 23 ago. 1884, p. 1-2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/103730_02/7412. Acesso em: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Américo de. O foragido. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1899. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/5232. Acesso em: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Américo de. O holocausto. Florença: Typographia Cenniniana, 1882. Disponível: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5236. Acesso em: 02 mar. 2021.

FIGUEIREDO, Pedro Américo de. Pedro Américo: “Cartas de um Pintor”. Contribuição de Camila Dazzi e Hugo Guarilha. DezenoveVinte. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/txt_artistas/cartas_pedroamerico.htm. Acesso em: 02 mar. 2021.

GAZETA DE NOTÍCIAS, Rio de Janeiro, n. 277A, 3 out. 1884, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/103730_02/7602. Acesso em: 06 mar. 2021.

GUARILHA, Hugo Xavier. A questão artística de 1879: um episódio da crítica de arte no segundo reinado. 2005. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278645. Acesso em: 02 mar. 2021.

LUCA, Tania Regina de. Correspondente no Brasil. Origens da atividade nas décadas de 1870 e 1880. Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo, v. 5, n. 1, set. 2016, p. 112-125. Disponível em: http://www.surlejournalisme.kinghost.net/rev/index.php/slj/article/view/247. Acesso em: 02 mar. 2021.

MACIEL, Fabio d’Almeida Lima. O jovem Pedro Américo entre arte, ciência do belo e um outro nacional. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03032017-160317. Acesso em 02 mar. 2021.

MATTOS, Claudia Valladão de (org). O Brado do Ipiranga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 1999.

MELO, Pedro Américo de Figueiredo e. A ciência e os sistemas: questões de história e de filosofia natural. Tradução de Gabriel Alves de Oliveira. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 1998.

MINÉ, Elza. Ferreira de Araújo, ponte entre o Brasil e Portugal. Via Atlântica, n. 8, dez. 2005, p. 220-229. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50022. Acesso em: 02 mar. 2021.

NOTICIARIO. Distribuição dos premios aos expositores de Março deste anno. Diario do Rio de Janeiro, RJ, n. 303, 2 nov. 1870, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/094170_02/26529. Acesso em: 02 mar. 2021. Seus discursos nas premiações foram compilados e publicados.

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Ateliês, exposições, aquisições: lugares e estratégias de atuação de Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo na década de 1880. PITTA, Fernanda (org.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018, p. 201-218.

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Outra imagem para um conhecido artista: a participação de Pedro Américo na Exposição Geral de 1884. In: MARTÍN CHILLÓN, Alberto et al (org). O Artista em Representação; Coleções de Artistas. Anais eletrônicos do X Seminário do Museu D. João VI & VI Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2020, p. 459-472. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348276489. Acesso em: 02 mar. 2021.

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: pintura histórica religiosa e orientalismo. 2018. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52725. Acesso em: 02 mar. 2021.

OLIVEIRA, Vladimir Machado de. Do esboço pictórico à rotunda dos dioramas: a fotografia na pintura das batalhas de Pedro Américo. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ROSEMBERG, Liana Ruth Bergstein. Da imagem retórica: a questão da visualidade na pintura de Pedro Américo no Brasil Oitocentista. 1998. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

ROSEMBERG, Liana Ruth Bergstein. Pedro Américo e o olhar oitocentista. Rio de Janeiro: Barroso Edições, 2002. OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles.

SÁ, Ivan Coelho de. A Academização da pintura romântica no Brasil e sua ligação com o pompierismo francês: o caso de Pedro Américo. 2005. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/10132. Acesso em: 12 mar. 2021.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; LIMA JUNIOR, Carlos; STUMPF, Lúcia Klück. A Batalha do Avaí: a beleza da barbárie: a Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

SILVA, Eliane Pinheiro da. A construção do visível: alegoria na pintura brasileira na segunda metade do século XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17042018-143000. Acesso em 02 mar. 2021.

ZACCARA, Madalena. Pedro Américo: um artista brasileiro do século XIX. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011.

ZACCARA, Madalena. Pedro Américo: vie et oeuvre. Son rôle dans la peinture du Brésil au XIXème siecle. 1995. Tese (Doutorado em História da Arte) – Departement d’Histoire de l’Art et Archéologie, Université de Toulouse II – le Mirail, Toulouse, 1995.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Fabriccio Miguel Novelli Duro

Downloads

Não há dados estatísticos.