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Arte e Engenho no tratado Da Pintura Antiga de Francisco de Holanda
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Palavras-chave

Tratados
Século 16
Itália

Como Citar

NASCIMENTO, Cristiane Maria Rebello. Arte e Engenho no tratado Da Pintura Antiga de Francisco de Holanda. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 19, p. 55–64, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15232. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

O tratado da Pintura antiga (1548) do pintor português Francisco de Holanda atraiu a atenção de muitos estudiosos principalmente em razão de seu suposto neoplatonismo. Vários deles defenderam que o neoplatonismo de Holanda dava aos seus escritos um estatuto especulativo e teórico que falta aos tratados de arte italianos do período. Além disso, argumentavam que o aspecto especulativo do tratado resultava da influência das teorias estéticas de Michelangelo sobre Holanda. Considerando a definição aristotélica de techné, que estabelece uma conexão necessária entre teoria e prática artística, o propósito de meu artigo será demonstrar que o emprego de um vocabulário neoplatônico por parte de Francisdo de Holanda não permite tomar o da Pintura antiga como prefiguração de uma epistemologia da arte. Longe disso, o tratado de Holanda dá continuidade ao esforço de Alberti em instruir pintores e escultores na doutrina do desenhoe elevar a qualidade técnica das obras de arte.

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Referências

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