Banner Portal
Entre modernismo e tradição
PDF

Palavras-chave

Marie Laurencin
Pintura francesa
Modernismo
Tarsila do Amaral
Feminilidade
Branquitude

Como Citar

LEME, Letícia Asfora Falabella; LEME, Mariana Gazioli. Entre modernismo e tradição: notas sobre a recepção da obra de Marie Laurencin no Brasil e na França. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 112–133, 2021. DOI: 10.20396/rhac.v2i1.15115. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15115. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Artista moderna e ao mesmo tempo ligada à tradição, Marie Laurencin foi celebrada na primeira metade do século XX por mobilizar imagens idealizadas do feminino. Buscamos discutir, neste artigo, os significados relacionados à sua obra quando inserida em dois contextos: o brasileiro das décadas de 1940-1950 e o francês do pós-guerra. O que se nota em ambos os casos é que o sucesso da artista se dá de maneira ambivalente, entre as vanguardas históricas e o caráter essencialista atribuído às mulheres brancas que retratou. No percurso, discutimos aspectos de sua obra que foram ofuscados pela prerrogativa de uma arte “feminina”, sobretudo os ideais de raça e gênero, articulados em torno de disputas políticas e acentuado nacionalismo.

https://doi.org/10.20396/rhac.v2i1.15115
PDF

Referências

A MULHER na Arte: Suzanne Valadon. Diário carioca. Rio de Janeiro, n. 6177, 15 ago. 1948.

AMARAL, Aracy (Org.). Tarsila cronista. São Paulo: Edusp, 2001.

AMARAL, Aracy. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira: 1930-1970. São Paulo: Nobel, 1984.

AMARAL, Aracy. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo: Edusp/Editora 34, 2010.

AMARAL, Tarsila do. Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral. Organização de Laura Taddei Brandini. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

APOLLINAIRE, Guillaume. Chroniques d'art: 1902-1918. Coautoria de L. C Breunig. Paris: Gallimard, 1996.

APOLLINAIRE, Guillaume. Peintres nouveaux. In: Les peintres cubistes. Paris: Hermann, 1965.

APPLEBAUM, Bárbara. Critical Whiteness Studies. Oxford Research Enciclopedia, 2016. Disponível em: https://oxfordre.com/education/view/10.1093/acrefore/9780190264093.001.0001/acrefore-9780190264093-e-5. Acesso em: 20 abr. 2021.

AUCLAIR, Marcelle. Marie Laurencin portraitiste. Les Annales politiques et littéraires, Paris, 1 out. 1928, p. 322.

AUCLAIR, Marcelle. Marie Laurencin portraitiste. Les Annales politiques et littéraires. Grande Revue Moderne de la Vie Littéraire, n. 2319, 1 out. 1928, p. 322.

AURIC, Georges. Huit poèmes de Jean Cocteau. Paris: 1918.

BARDI, Pietro Maria. História do MASP. São Paulo: Quadrante, 1992.

BATISTA, Marta Rossetti. Os artistas brasileiros na Escola de Paris: anos 1920. São Paulo: Editora 34, 2012.

BENTO, Antonio. Grandes Mestres Modernos. Diário carioca. Rio de Janeiro, n. 6397, 6 maio 1949.

BONNET, Marie-Jo. Les Femmes artistes dans les avant-gardes. Paris: Odile Jacob, 2006.

BUFFON, Georges Louis Leclerc, conde de. Histoire naturelle. Tome II: Histoire naturelle de l’homme. Paris: 1749.

CARROD, Amanda Juliet. “A plea for a renaissance”: Dorothy Todd’s Modernist experiment in British Vogue, 1922-1926. Tese (Doutorado em Filosofia e Literatura Inglesa) - Keele University, Keele, 2015.

CASTRO, Maria. Tanto paulista quanto parisiense: o pensamento racial em A negra. In: OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Orgs.). Tarsila Popular. Catálogo de exposição. São Paulo: MASP, 2019.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Tradução de Noémia de Souza. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1978.

CHEZ Beatrix Reynal. O Cruzeiro: Revista, Rio de Janeiro, n. 42, 22 ago. 1936. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/003581/17771. Acesso em: 09 ago. 2019.

CHIARELLI, Domingos Tadeu. Um modernismo que veio depois: arte no Brasil: primeira metade do século XX. São Paulo: Alameda, 2012.

COGNIAT, Raymond. Marie Laurencin. La femme de France, 2 jun. 1929, p. 24.

CORREIO DA MANHÃ, 23 dez. 1923, apud AMARAL, Aracy (Org.). Correspondência Mário de Andrade & Tarsila do Amaral. São Paulo: Edusp, 2003. p. 79.

DELANGE, René. Crônica de Paris: A mocidade de Marie Laurencin. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 18309, 27 nov. 1952.

DERVAUX, Alphonse. Le beau, le vrai, l’utile et la réorganisation de la cité. La Grande Revue, Paris, n. 584, abr. 1916.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: Editora da UFBA, 2008.

FERRO, António. Tarsila do Amaral. Contemporânea, Lisboa, série 3, n. 2, jun. 1926. Disponível em: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/CONTEMPORANEA/1926/N2/N2_item1/P41.html. Acesso em: 01 jun. 2021.

FONTAINAS, André; VAUXCELLES, Louis. Histoire générale de l’art français de la Révolution à nos jours. Tome I: La peinture. Paris: Librairie de France, 1922, p. 322. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k3040627d/f15.image. Acesso em 9 fev. 2021.

FRY, Roger E. French, Flemish and British Art. Nova York: Coward-McCann, 1951.

GIKANDI, Simon. Slavery and the culture of taste. Nova Jersey: Princeton University Press, 2011.

GOLAN, Romy. Modernity and Nostalgia. Art and politics in France between the Wars. New Haven/ Londres: Yale University Press, 1995.

GUERREIRO RAMOS, Alberto. Patologia social do "branco" brasileiro. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, 1955.

HAINLEY, Bruce. Dear Marie. Artforum, v. 59, n. 1, set. 2020. Disponível em: https://www.artforum.com/print/202007/bruce-hainley-on-the-art-of-marie-laurencin-83693. Acesso em: 01 jun. 2021.

KAUFMANN, Thomas; DOSSIN, Catherine; JOYEUX-PRUNEL, Béatrice (Orgs.). Circulations in the global history of art. Nova York: Routledge, 2016.

LAURENCIN, Marie. Le carnet des nuits. Genebra: Pierre Cailler, 1956.

LEWIN, Willy. Gertrude Stein e Companhia. Suplemento literário, São Paulo, ano 11, n. 528, 20 mai. 1967.

MARIE Laurencin vu par Cocteau et par elle même. Manuscrito de três folhas, datadas de 1921-23. Leilão Sotheby’s, Books and Manuscripts, Paris, 18 mai. 2011, lote 74. Disponível em: https://www.sothebys.com/en/auctions/ecatalogue/2011/livres-et-manuscrits-pf1103/lot.74.html Acesso em: 12 jun. 2021.

MARIE LAURENCIN. Revista da Semana, Rio de Janeiro, n. 19, 12 mai. 1951, p. 37.

MARIE Laurencin. Revista da Semana, Rio de Janeiro, n. 19, 12 mai. 1951.

MAURICIO, Jayme. Artes plásticas: Laurencin, Da Vinci, Arquitetura… Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 18248, 17 set. 1952.

MAYAYO, Patricia. Frida Kahlo: contra el mito. Madri: Cátedra, 2008.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1, 2008.

MICHAUD, Éric. The Barbarian Invasions. A genealogy of the History of Art. Cambridge/Londres: MIT Press, 2019.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

MORRISON, Toni. Playing in the Dark. Whiteness and the Literary Imagination. Nova York: Vintage Books, 1993.

MUSEU Moderno para o Brasil. O Jornal, Rio de Janeiro, n. 8003, 2 jun. 1946.

POLLOCK, Griselda. Differencing the canon: Feminist desire and the writing of art's histories. Nova York: Psychology Press, 1999.

POLLOCK, Griselda. Vision and Difference: Femininity, Feminism and the Histories of Art. Londres: Routledge, 1988;

SALMON, André. Médaillons artistiques: Marie Laurencin. L’amour de l’art, n. 1, jan. 1920, p. 65.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e a questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SILVER, Kenneth. Esprit de corps. The Art of the Parisian ­Avant-Garde and the First World War, 1914-1925. Nova Jersey: Princeton University Press, 1989.

SIMIONI, Ana Paula. Cavalcanti. Modernismo no Brasil: campo de disputas. In: BARCINSKI, Fabiana Werneck (Org.). Sobre a arte brasileira. São Paulo: Edições Sesc/ Martins Fontes, 2015.

TOLLET, Tony. On the influence of Judeo-German Cartel of Parisian Painting Dealers of French Art, 1915, apud SILVER, Kenneth, op. cit., 1989.

VOGUE, Paris, v. 3, n. 10, 15 nov. 1921, p. 33. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6540371m.item. Acesso em: 10 dez. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Letícia Asfora Falabella Leme, Mariana Gazioli Leme

Downloads

Não há dados estatísticos.