Resumo
A pesquisa ora apresentada se ocupa das relações entre raça, arte, museu, patrimônio e o tema da violência histórica tendo como objeto de análise as três obras sob o título Pedras Portuguesas e a instalação Brinquedo de Furar Moletom do artista Jaime Lauriano. Estabelecendo um panorama acerca dos modos tradicionais das artes e dos museus ainda em vigor na arte e na cultura brasileiras, recuperando ideias sobre a racialização de indivíduos e grupos no Brasil desde sua colonização, passando pela potência narrativa do corpo e das experiências por ele mediadas, lê-se os trabalhos de Lauriano como uma forma prática e simbólica contraproducente em face da hegemonia moderna eurocentrada. Para tanto, serve-se das teorias de hegemonia ocidental em Ernesto Laclau e Boaventura de Sousa Santos, de racialização em Silvio Almeida, Aníbal Quijano e Achille Mbembe, da potência do corpo na produção do conhecimento em Maurice Merleau-Ponty e das ideias da relação entre arte e violência/temas dolorosos em Karl Erik Schøllhammer e Thierry De Duve.
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