Banner Portal
A Biota do Tondo Florentino
INGLÊS

Palavras-chave

Piero di Cosimo
Levantamento biológico
Simbolismo

Como Citar

REBETEZ, Inácio Schiller Bittencourt; CARVALHO, Alcimar do Lago. A Biota do Tondo Florentino: levantamento biológico e simbolismo em Virgem com o Menino, São João Batista Criança e um Anjo de Piero di Cosimo (1462-1522). Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 44–67, 2020. DOI: 10.20396/rhac.v1i1.13693. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/13693. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, os itens biológicos representados na Virgem com o Menino, São João Batista Criança e um Anjo de Piero di Cosimo (1462-1522), do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, incluindo um pássaro, um inseto, um cogumelo e dez vegetais, sete deles com flores, foram descritos e identificados. A partir da discussão de seus prováveis papéis simbólicos individuais na pintura, com base nas suas propriedades naturais e biologia, a sua presença foi interpretada no nível de sua inter-relação, indicando uma forte convergência no seu discurso: nascimento, morte e regeneração (ou reprodução) são comparados com o nascimento, morte e ressureição do Cristo.

https://doi.org/10.20396/rhac.v1i1.13693
INGLÊS

Referências

ADAMS, Michael; BERSET, Caroline; KESSLER, Michael; HAMBURGER, Matthias. Medicinal herbs for the treatment of rheumatic disorders: a survey of European herbals from the 16th and 17th century. Journal of Ethnopharmacology, v. 121, 2009.

ANGELINI L.G.; LAZZERI A.; LEVITA G.; FONTANELLI D.; BOZZI C. Ramie (Boehmeria nivea (L.) Gaud.) and Spanish Broom (Spartium junceum L.) fibres for composite materials: agronomical aspects, morphology and mechanical properties. Industrial Crops and Products, v. 11, 2000.

ARASSE, Daniel. Le sujet dans le tableau: Essais d’iconographie analytique. Paris: Flammarion, 2010.

ASARI, Giorgio. Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti. Santarcangelo di Romagna: Rusconi Libri, 2009, p. 493; HIRSCHAUER, Gretchen A. “Building Castles in the Air”: The Story of Piero di Cosimo. In: HIRSCHAUER, Gretchen A.; GERONIMUS, Dennis (Org.) Piero di Cosimo: The poetry of painting in Renaissance Florence. Farnham: Lund Humphries, 2015.

BATTISTINI, Matilde. Astrología, magia, alquimia (Los Diccionarios del Arte). Barcelona: Electa, 2005.

BAYATI ZADEH, Jalal; MORADI KOR, Nasroallah; MORADI KOR, Zahra. Chamomile (Matricaria recutita) as a valuable medicinal plant. International Journal of Advanced Biological and Biomedical Research, v. 2, n. 3, 2014.

BELTING, Hans. Likeness and presence: A History of the Image before the Era of Art. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1994.

BIONDI, Edoardo; BRUGIAPAGLIA, Elisabetta. Taxodioxylon gypsaceum in the fossil forest of Dunarobba (Umbria, Central Italy). Flora Mediterranea, v. 1, 1991.

CARVALHO, Alcimar L.; REBETEZ, Inácio, S.B. Moth of Venus, caterpillar of Christ: Piero di Cosimo’s insects and their possible meanings. Figura. Studi sull’immagine nella tradizione Classica, v. 7, 2019.

CAPRETTI, Elena. Piero di Cosimo: catalogo completo. Florence: Octavo Franco Cantini Editore, 1996.

COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. Manual de Etnoentomología (Manuales & Tesis de la Sociedad Entomológica Aragonesa, Vol. 4). Zaragoza: Sociedad Entomológica Aragonesa, 2002.

DOLENEC, Zdravko; DOLENEC, Petra; KRALJ, Jelena. Egg-laying trends in black redstart (Phoenicurus ochruros Gmelin). Current Science, v. 102, 2012.

DOLLMAYR, Hermann. Aus dem Vorrathe der kaiserlichen Gemäldegallerie. Jahrbuch des Kusthistorischen Sammlungen des Allerhpchsten Kaiserhauses, Vienna, v. 20, 1899.

EISLER, Colin. Dürer’s animals. Washington: Smithsonian Institution Press, 1991.

ESSIG, Edward Oliver. College entomology. New York: The Macmillan Company, 1942.

FIORENZA, Giancarlo. Tadpoles, Caterpillars and Mermaids: Piero di Cosimo’s Poetic Nature. In: SCHLITT, Melinda (org.). Gifts in Return: Essays in Honor of Charles Dempsey. Toronto: Centre for Reformation and Renaissance Studies, 2012.

FISCHER, Herbert; ADAMS, Joyce. The Use of Gesture in Preparing Medicaments and in Healing. History of Religions, v. 5, n. 1, 1965.

FREEDMAN, B. J. Fingers and digits. British Medical Journal, v. 281, 1980.

GERONIMUS, Dennis. Piero di Cosimo: Visions beautiful and strange. New Haven and London: Yale University Press, 2006.

GUARRERA, Paolo Maria. Food medicine and minor nourishment in the folk traditions of Central Italy (Marche, Abruzzo and Latium). Fitoterapia, v. 74, 2003.

_____. Traditional phytotherapy in Central Italy (Marche, Abruzzo, and Latium). Fitoterapia, v. 76, 2005.

HELLER, Eva. A psicologia das cores. Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Editora G. Gili, 2012.

HIRSCHAUER, op. cit., 2015, p. 8. The author adds that this occurred “just after Piero’s probable return from Rome”. HARBISON, Craig. The Art of the Northern Renaissance. London: Laurence King Publishing, 2012.

IMPELLUSO, Lucia. Nature and its symbols. Los Angeles: The Paul Getty Museum, 2004.

JACOBS, Wilhelmina; JACOBS, Vivian. The color blue: its use as metaphor and Symbol. American Speech, v. 33, n. 1, 1958.

LEVI D’ANCONA, Mirella. Lo Zoo del Rinascimento: il significato degli animali nella pittura italiana dal XIV al XVI secolo. Lucca: Maria Paccini Fazzi Editore, 2001.

MARQUES, Luiz. Piero di Cosimo (chamado Piero di Lorenzo di Piero d’Antonio). In: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo: Prêmio Editorial, 1998, v. 1.

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Animais Interiores. Nadadores e rastejantes. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

OLSON, Roberta J. M. The Florentine tondo. New York: Oxford University Press, 2000.

REBETEZ, Inácio S. B. Considerações sobre o Tondo de Piero di Cosimo de São Paulo: Análise formal, história e iconografia. In: BARBOSA, Karen (Org.). Piero di Cosimo: Restauração [Restoration]. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2017.

ROMOSER, William. The Science of Entomology. New York: Macmillan Publishing Co., 1973.

SCHNEIDER, Norbert. Still Life. Cologne: Taschen, 1994.

SCOTT, Andrew C. Federico Cesi and his field studies on the origin of fossils between 1610 and 1630. Endeavour, v. 25, n. 3, 2001.

SMITH, Pamela H. Artists as scientists: nature and realism in early modern Europe. Endeavour, v. 24, n. 1, 2000, p. 13-21; SMITH, Pamela H. Art, Science, and Visual Culture in Early Modern Europe. Isis, v. 97, n. 1, 2006, p. 83-100.

STASTNY, Karel. Birds of Britain and Europe. London: Hamlyn, 1990.

STERRY, Paul; MACKAY, Andrew. Butterflies and moths (Pocket nature series). London: Dorling Kindersley, 2010.

TORELLI, Nicolo Maria. Miracoli della Madona della quercia di Viterbo e sua istoria Terza Edizione. Viterbo: Camillo Tosoni, 1827.

VELLINGA, Else C. Family Agaricaceae. In: NOORDELOOS, Machiel E.; KUYPER, Thomas W.; VELLINGA, Else C. Flora Agaricina Neerlandica. Lisse: A. A. Balkema Publishers, 2001.

WEGGLER, Martin. Constraints on, and determinants of, the annual number of breeding attempts in the multi-brooded Black Redstart Phoenicurus ochruros. Ibis, v. 148, 2006.

ZANCHI, Mauro. La Madonna della Quercia: Una lettura iconologica. In: BEUYS, Joseph; SZEEMANN, Harald (Ed.). La Madonna della Quercia. Ascona: Collegio Papio, 2005.

ZÖLLNER, Frank. The ‘Motions of the mind’ in Renaissance portraits: The spiritual dimensions of portraiture. Zeitschrift für Kunstgeschichte, v. 68, 2005.



O conteúdo submetido é de responsabilidade do autor. A RHAC não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores. Cabe aos autores obter por escrito a permissão de uso de qualquer material protegido. A simples remessa de originais implica a autorização para publicá-los. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A RHAC trabalha sob Licença Creative Commons CC-BY.

Atribuição (BY):  licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, apresentando os devidos créditos aos autores ou licenciadores, na maneira especificada por estes.

Downloads

Não há dados estatísticos.