Resumo
Introdução: O texto oferece uma visão retrospectiva do desenvolvimento dos estudos de Preservação Digital (PD) em Pernambuco, tomando como com marco teórico de referência, a proposição do modelo teórico dos Sistemas Memoriais. (GALINDO, 2005; 2009 e 2014). Objetivo: Discutir o papel do Laboratório Liber de Tecnologia do Conhecimento como unidade de pesquisa multiusuária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apontar os principais estudos, a inserção da pesquisa em bibliotecas virtuais, iniciada ainda no final da década de noventa. Metodologia: Serve-se do instrumento estruturador do relato de experiência para descrever a contribuição do grupo Liber, destacando os pontos relevantes para o campo da PD. Descreve a atuação, a troca e a proposição de ideias para a PD. Resultados: Narra a experiência do Banco de Teses e Dissertações e IBICIT na instalação dos repositórios pioneiros que viabilizaram o estabelecimento de uma rede de memória da pesquisa científica no Brasil, operada por instituições do sistema de ensino e pesquisa nacional. Conclusão: Descreve a formação da pesquisa em Preservação e Curadoria Digital estabelecida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPE e a reedição do programa de monitoramento de risco em Repositórios Institucionais nacionais como resultados permanentes deste esforço.
Referências
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