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Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, seguindo o modelo do template .
  • URLs para as referências foram informadas quando possível, e encurtadas quando estiverem muito grandes pelo Bitly .
  • O texto está em espaço 1,15; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Certificar-se de que incluiu no sistema o registro ORCID.
  • Certifique-se de que foi preenchido o formulário do CRediT
  • Certifique-se de que foi preenchido o formulário dos Dados Complementares
  • Certifique-se de que o trabalho possua no máximo até 5 (cinco) autores.

Diretrizes para Autores

1 Aspectos gerais

1.1 Revista Brasileira de Preservação Digital - RBPD só difunde pesquisas relativas ou vinculadas a qualquer dos seguintes tópicos:

  • Curadoria digital
  • Planos de digitalização
  • Preservação digital de dados científicos
  • Preservação do patrimônio artístico, audiovisual e sonoro
  • Preservação de publicações eletrônicas
  • Projetos, políticas e auditorias de preservação digital
  • Soluções tecnológicas de preservação digital
  • Análise de risco e segurança digital

1.2 As contribuições submetidas para RBPD devem ser originais e inéditas.

1.3 Pode submeter contribuições em qualquer dos idiomas oficiais da revista: espanhol, português, ou inglês.

1.4 A contribuição submetida para RBPD supor o compromisso do autor de não submetê-la à avaliação de outra revista. Durante o processo de envio da contribuição, o autor, deverá inserir a Declaração de Originalidade respectiva como arquivo complementar.

1.5 RBPD só publica os seguintes tipos de contribuições:

1.5.1 artigo original
1.5.2 artigo de revisão
1.5.3 estudo de caso

1.6 O tempo médio e publicação na RBPD a partir da recepção da contribuição até sua aprovação é de 120 dias.

1.7 A contribuição deverá ter no máximo 5 (cinco) autores, sendo o autor principal e os coautores.

2 Extensão das contribuições

Não inferior a 8 páginas (formato A4), conforme template.

3 Conteúdo

3.1 As contribuições deverão estar escritas de acordo com as regras da gramática e a sintaxe do idioma de origem.

3.2 A RBPD define como padrão a seguinte estrutura para as contribuições:

  1. a) Título.
  2. b) Resumo. Usar a estrutura: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusões (IOMRC).
  3. c) Palavras-chave (não menos de três, nem mais de cinco).
  4. d) Resumo e palavras-chave em inglês (obrigatório para todos os artigos).
  5. e) Introdução.
  6. f) Revisão de literatura.
  7. f) Metodologia.
  8. g) Resultados.
  9. h) Discussão.
  10. i) Conclusões.
  11. j) Referências.
  12. k) Notas: usar somente notas ao final do texto. Não se aceitarão notas de rodapé.

4 Citação e bibliografia

São aceitas as seguintes normas de estilo de citação e bibliografia:

       a) Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 6023/2018.

5 Formato da apresentação

5.1 O autor deverá usar o Formato de Submissão respectivo.

5.2 As contribuições deverão ser enviadas em arquivo eletrônico em formato DOC (Microsoft Office).

5.3 Espaçamento do texto e parágrafos: 1,15 

5.4 Espaçamento entre títulos (tópicos): 6 pt

6 Dados do autor

6.1 O arquivo com o texto do trabalho não pode apresentar nenhuma informação a referência expressa sobre os autores. Ver o template e não incluir identificação.

6.2 Os dados dos autores só devem se registrar no sistema durante o processo de envio.

6.3 Todos os autores devem incluir o seu ORCID onde se assinala seu biografia, formação acadêmica e publicações.

7. Preenchimento dos Metadados de Submissão

7.1. Ao se cadastrar na Revista Brasileira de Preservação Digital e submeter um manuscrito, solicitamos atenção ao preenchimento dos metadados desta submissão. Como adotamos dois idiomas na revista (português / inglês), os dados do segundo idioma deverão também ser preenchidos.

7.2 Observe o preenchimento correto, fazendo a leitura nas caixas da submissão.

7.3 Atenção: não colocar as palavras em caixa alta

7.4 Os metadados exemplificados seguem abaixo com as devidas instruções:

o   Título: Se o título do manuscrito começar com "Um" ou "O" (ou algo similar na ordem alfabética) coloque a palavra no prefixo. Não colocar título em CAIXA ALTA. Para separar título e subtítulo não é necessário colocar dois pontos “:”, pois o sistema preenche sozinho. Preencher o título nos três idiomas.

o   Subtítulo: Incluir o subtítulo iniciado sempre por minúsculo. Preencher subtítulo nos dois idiomas.

o   Resumo: Incluir o resumo em português, inglês e espanhol em cada subcampo, com o limite de 250 palavras.

o   Informações de Cobertura: Incluir nesta área a localidade e temporalidade (Ex.: Brasil; Contemporâneo ou Brasil ; Século XXI; ou Brasil; 2020. Fazer o mesmo para o inglês e espanhol).

o   Tipo: Incluir neste campo o tipo de suporte. (Ex.: Texto - para a caixa em português e Text - para a caixa em inglês).

o   Idiomas: Informe os três idiomas da submissão, incluindo apenas as siglas dos idiomas. (Ex.: para Português incluir a sigla pt / para Inglês incluir a sigla en / para Espanhol incluir a sigla es).

o   Área do Conhecimento*: Insira a área de conhecimento da temática (Ex.: Ciências Sociais).

o   Palavras-chave*: Inclua até 5 palavras-chave. Iniciar cada palavra maiúsculo e pressionar <enter> ao inserir uma palavra (Ex.: Digitalização <enter> / Preservação digital <enter> / Curadoria <enter> / Biblioteconomia <enter>).

  Autor e coautores: Informar apenas última formação e última função. Não inserir nada mais do que isso. Colocar a instituição por extenso e traduzir formação e função para os outros idiomas.

o   Agências de fomento: Não é obrigatório, mas se quiser colocar a agência e o processo é neste campo que se inclui. (Exe.: FAPESP – Processo n.2020/001258).

Artigo Original

Esta seção dedica-se a publicar textos escritos, com rigor científico e conceitual, que comunica pela primeira vez os resultados de uma pesquisa. Descreve de forma completa e concisa quanto possível, os resultados de pesquisa original, incluindo informações relevantes para aqueles que desejarem reproduzir o estudo ou avaliar seus resultados e conclusões.

Artigo de Revisão

Esta seção dedica-se na publicação de artigo de revisão, sendo que é uma análise preferencialmente escrita por expertos no tópico abordado. Consistem em avaliações sistemáticas e críticas da literatura e fontes de dados, com o objetivo de revisar e avaliar criticamente o estado atual do conhecimento sobre um determinado assunto, além de comentar sobre estudos conduzidos por outros autores.

Estudo de Caso

Nesta seção, Estudo de Caso, é uma apresentação de experiência profissional, baseada em relatos de experiência peculiares com foco na tecnologia e comentários sucintos de interesse para atuação de outros profissionais da área.

 

Ensaio: Tecnologias de Preservação Digital

Seção destinada a  análise crítica das tecnologias usadas para a preservação digital. Seu foco está na própria tecnologia e em suas funcionalidades técnicas.

Documentos

A seção DOCUMENTOS tem por objetivo divulgar textos referentes ao contexto da Preservação Digital, tanto no âmbito acadêmico como legislativo.

Resenhas

Esta seção dedica-se a publicar obras monográficas relacionadas à preservação digital nos últimos 3 anos em qualquer idioma.

Fontes de Informação

Seção dedicada a exposição de fontes de informações da área da Preservação Digital, apresentadas em livros, periódicos, e outros meios de suporte.

Eventos

Seção dedicada a divulgação de eventos na área de Preservação Digital.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.