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DOSSIÊ TEMÁTICO - REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL

OS EDITORES DA REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL, considerando o disposto na proposta original desta publicação conjunta da UNICAMP e do IBICT, torna pública a abertura de prazo para submissão de artigos, com vistas à publicação na Revista (RBPD), Dossiê Temático, ano 2024, nos seguintes termos: 

  • A publicação contínua da REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL destina-se à submissão de artigos de autoria de pesquisadores das áreas da Ciência da Informação, integrantes de grupos de pesquisa, acadêmicos e estudantes em geral. Adicionalmente, a REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL poderá convidar autores de notório renome nacional e conhecimento específico na área temática para publicar na revista, enobrecendo-a.
  • O Dossiê Temático da REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL tem por objetivo precípuo divulgar artigos científicos relacionados aos seguintes temas:
    1. Preservação de acervos digitais de minorias étnicas
    2. Preservação de acervos digitais da saúde
    3. Preservação digital da informação governamental
    4. Preservação digital de páginas web
    5. Preservação digital das mídias sociais
    6. Preservação digital e a inteligência artificial
    7. Evolução das políticas de preservação digital
    8. Gestão de risco em repositórios digitais
  • Como condição para submissão, os artigos deverão atender às regras de composição, formatação, citações, destaques e referências especificados nas condições para submissão: A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, seguindo o modelo do template . URLs para as referências ativadas quando possível, e encurtadas quando estiverem muito grandes pelo site do Encurtador . O texto está em espaço 1,15; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Certificar-se de que incluiu no sistema o registro ORCID (caso não tenha providencie e deixe aberto publicamente, assim como temo o Lattes). Certifique-se de que foi preenchido o formulário do CRediT Certifique-se de que foi preenchido o formulário dos Dados Complementares. Certifique-se de que o trabalho possua no máximo até 5 (cinco) autores.
  • Os artigos deverão ser submetidos até o dia 10 de maio de 2024 no site da REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL, juntamente com o formulário de envio do anexo I deste edital, no qual constarão os dados completos do autor, seu órgão de origem, instituição ou empresa onde exerça sua profissão, o cargo e a unidade que ocupa, seu endereço eletrônico, seu telefone de contato, o título e o resumo do artigo. O arquivo com o artigo não deverá trazer qualquer identificação ou meio pelo qual se possa identificar o autor do trabalho.
  • Ao submeterem artigos à REVISTA BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada.
  • A Revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.
  • Os artigos recebidos pela Revista são submetidos ao crivo da Coordenação de Editoração, que avalia a adequação à linha editorial da Revista e às exigências de submissão. Os artigos que não cumprirem essas regras serão devolvidos aos seus autores, que poderão reenviá-los desde que efetuadas as modificações necessárias.
  • Após as submissões, os artigos serão encaminhados para análise do corpo de pareceristas, formado por professores doutores das respectivas áreas temáticas, que procederá a pré-seleção dos artigos recebidos com base nos seguintes critérios: a) Ausência conflitos de interesses para avaliar o artigo; b) Concordância com os critérios de não veiculação de preconceitos e/ou difamação e calúnias que firam a integridade dos leitores e/ou indivíduos citados; c) Coerência entre o título, o resumo, as palavras-chave e o conteúdo do artigo; d) Relevância do tema, atualidade da discussão e importância para os debates acadêmicos; e) Qualidade da abordagem, compreendendo a argumentação e o raciocínio jurídico empregados no texto, o desenvolvimento como artigo técnico-científico e a utilização correta dos conceitos empregados;  f) Metodologia de pesquisa utilizada no artigo e sua respectiva descrição; g) Elementos textuais, avaliando a redação empregada, clareza, coesão e coerência do texto em seu desenvolvimento e norma culta;  h) Adequação da conclusão aos objetivos propostos no texto; e i) Referências, pertinência e abrangência.
  • A avaliação dos artigos será feita por dois pareceristas vinculados utilizando o sistema duplo cego (double blind peer review). Caso haja discordância de apenas um parecerista, o artigo segue para análise final do Conselho Editorial. Caso ambos discordarem sobre a publicação do trabalho, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista.
  • O resultado da avaliação dos artigos poderá ser pela aprovação, rejeição ou aprovação com ressalvas, isto é, com sugestões para adequações necessárias, hipótese em que o autor será notificado para apresentar as modificações no prazo estipulado pela Coordenação de Editoração ou manter o texto original, justificando.
  • Em todo caso, uma vez aprovados os artigos nessa primeira etapa, serão ainda submetidos ao Conselho Editorial que decidirá definitivamente sobre a publicação, notificando os autores por e-mail.
  • O texto sendo aprovado, providenciar logo em seguida o vídeo de 1 até 2 minutos, na posição horizontal e submetê-lo pelo WeTransfer para o e-mail: ppec@unicamp.br

                                                     ANEXO I - FORMULÁRIO COMPLEMENTAR

Brasília, 8 de março de 2024.  

Miguel Ángel Márdero Arellano e Gildenir Carolino Santos

Editores da Revista Brasileira de Preservação Digital