A política da estética da fotografia de Sebastião Salgado
PDF

Como Citar

MACHADO, Katia Regina. A política da estética da fotografia de Sebastião Salgado. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 4, 2012. DOI: 10.20396/proa.v4i.16475. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16475. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Toda representação visual midiática cuja temática trata de um aspecto problemático qualquer da realidade do mundo social tem como objetivo, declarado ou não, politizar seu espectador. Essa politização contribui para reforçar ou transformar a forma de percepção da realidade representada. A formalização estética adotada pelo fotógrafo Sebastião Salgado para construir suas enunciações visuais faz emergir o debate sobre a questão das “boas” e “más” formas de politização do espectador de imagens, e dos efeitos sociais produzidos por essas. No presente artigo discutiremos sobre a proposição de politização da fotografia de Salgado, sobre o tipo de politização a que ela se opõe, e sobre a visão do mundo que ela visa a promover.
https://doi.org/10.20396/proa.v4i.16475
PDF

Referências

Arendt, Hannah. Essai sur la révolution. Paris: Gallimard, 1985.

Becker, Howard. Esthétique et vérité. In: ______. Propos sur l’art. Paris: L’Harmattan, 1999.

Boltanski, Luc. La souffrance à distance. Paris: Métailié, 2007.

Bourdieu, Pierre. Une classe objet. Actes de la recherche en sciences sociales, vol. 17, nº 17-18, p.

-5, 1977.

Campbell, David. Salgado and the Sahel: Documentary Photography and the Imaging of

Famine. In: Debrix, F.; Weber, C. Rituals of Mediation: International Politics and Social

Meaning. University of Minnesota Press, 2003, p. 69-96.

Chevrier, Jean-François. Salgado, ou l’exploitation de la compassion. Le Monde, 19 avril 2000.

Debray, Régis. Exodes. Marianne, n° 1000, 22 mars 1999.

Dubois, Philippe. L’acte photographique. Paris: Nathan, 1983.

Galeano, Eduardo. An Uncertain Grace. New York: Aperture, 1990.

Giovannini, Jean-François. Vers une co-responsabilité globale. In: Caloz- Tschopp, M.-C.

(org.). Hannah Arendt, la « banalité du mal » comme mal politique. vol. 2. Paris: L’Harmattan,

Guerrin, Michel. Une iconographie religieuse. Le Monde, 11 avril 2000.

Margalit, Avishaï. La société décente. [Paris]: Flammarion, 2007.

Mondzain, Marie-José. Le commerce des regards. Paris: Seuil, 2003.

______ . L’image peut-elle tuer?. Paris: Bayard, 2002.

Morel, Gaëlle. Esthétique de l’auteur: signes subjectifs ou retrait documentaire?. Études

Photographiques, n° 20, juin 2007.

Nussbaum, Martha. Upheavals of Thought: The Intelligence of the Emotions. Cambridge University

Press, 2001.

Rorty, Richard. Contingence, ironie et solidarité. Paris: Armand Colin, 1993.

Salgado, Sebastião. Exodes. Paris: La Matinière, 2000.

______ . The globalised people. The Guardian, 28 May 2001.

Sontag, Susan. Devant la douleur des autres. Paris: Christian Bourgois, 2003.

Soulages, François. Esthétique de la Photographie. Paris: Nathan, 1998.

Strauss, David Levi. Between the Eyes: Essays on photography and politics. New York: Aperture

Foundation, 2003.

Tisseron, Serge. Y a-t-il un pilote dans l’image?. Paris: Aubier, 1998.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.