Resumo
A relação entre a etnografia, a música e a mídia audiovisual é marcada por uma grande interdependência. Em muitas situações de trabalho de campo, a presença de equipamentos capazes de gravar áudio e vídeo possibilitou a documentação de práticas musicais, mesmo quando a música não estava no centro das preocupações do projeto de pesquisa. Em outros casos, a própria multissensorialidade dessas práticas inspirou a adoção do audiovisual como meio de documentação, na medida em que ela possibilitava a gravação não somente da música em sua forma sonora, mas também, dos rostos, corpos, vozes e gestos de seus praticantes, do modo de fabricação e execução instrumental, e das interações e do entorno de uma performance. Este dossiê pretende explorar precisamente essas interdependências e a relação com a multimodalidade, considerada como um ato musical, multissensorial e reflexivo de comunicação, que vem marcar um novo contexto para pesquisas e explorações de metodologias nos campos da antropologia e da etnomusicologia.
Referências
APPADURAI, Arjun. The Production of Locality. In: APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996. p. 178-199.
COELHO, Luiza Fernandes. Novas camadas da tradição: usos do audiovisual no Bumba meu Boi da Floresta durante a pandemia do Covid -19. In: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET), 2021, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2021. n.p.
COLLINS, Samuel Gerald; DURINGTON, Matthew; GILL, Harjant. Multimodality: An Invitation. American Anthropologist, v. 119, n. 1, p. 142–146, 2017.
D’AMICO, Leonardo. Audiovisual Ethnomusicology: Filming Musical Cultures. Bern: Peter Lang, 2020.
DATTATREYAN, Ethiraj Gabriel; MARRERO‐GUILLAMÓN, Isaac. Multimodal Anthropology and the Politics of Invention. American Anthropologist, v. 121, n. 1, p. 220–228, 2019.
DAUER, A. M. Research film in ethnomusicology: aims and achievements. Yearbook of the International Folk Music Council, v.1, p. 226-33, 1969.
ESTALELLA, Adolfo; SÁNCHEZ-CRIADO Tomás (eds.). Experimental collaborations: ethnography through fieldwork devices. New York: Berghahn Books, 2018.
FABBRI, Franco. Uma teoria dos gêneros musicais: duas aplicações. Revista Vórtex, v. 5, n. 3, p.1-31, 2017.
FELD, Steven. Etnomusicologia e comunicação visual. GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia, tradução de Érica Giesbrecht. v. 1, n. 1, p. 239-279, 2016 [1976].
FELD, Steven. Alternativas pós-etnomusicológicas: a acustemologia. Proa: Revista de Antropologia e Arte, v. 10, n. 2, p. 193-210, 2020.
GRIMSHAW, Anna. Does Ethnographic Film (Still) Matter? Reflections on the Genre in a World of Multimodality. Visual Anthropology, v. 35, n. 2, p. 120-137, 2022.
HARBERT, Benjamin J. American Music Documentary: Five Case Studies of Ciné-Ethnomusicology. Middletown: Wesleyan University Press, 2018.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana; CHALCRAFT, Jasper. Collaborative post-production. In: VANNINI, Phillip (org.). The Routledge International Handbook of Ethnographic Film and Video. Abingdon; New York: Routledge, 2020. p. 214-223.
HOWES, David. Sensual Relations: Engaging the Senses in Culture and Social Theory. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003.
INGOLD, Tim. Making: anthropology, archaeology, art and architecture. Abingdon: Routledge, 2013.
KRESS, Gunther. R.; LEEUWEN, Theo van. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Bloomsbury Academic, 2017.
KUBIK, G. Transcription of Mangwilo Xylophone Music from Film Strips. African Music, v. 3, n. 4, p. 35-51, 1965.
LAPLANTINE, François. The life of the senses: introduction to a modal anthropology. London; New York: Bloomsbury Academic, 2015.
LAPOUJADE, David. Potências do tempo. São Paulo: n-1 edições, 2013.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LEAHA, Mihai Andrei. “Saudades da festa!”: Triggering sensory memories of DIY electronic music through multimodal practices. Multimodality & Society, v. 1, n. 3, p. 407-424, 2021.
LEAHA, Mihai Andrei e HILGENBERG, Katharina. Filming Papoula. Multimodal ethnography and experimental collaborations. Visual Ethnography Journal, v. IX, n. 1, p. 38-57, 2020.
MACDOUGALL, David. The corporeal image: film, ethnography, and the senses. Princeton: Princeton University Press, 2006.
PINK, Sarah. Doing Sensory Ethnography. London: SAGE, 2009.
PINK, Sarah et al. Digital ethnography: principles and practice. London: SAGE, 2016.
PRADO, Yuri. Dois Irmãos: relato de um encontro cine-etnográfico. X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET), 2021, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2021. n.p
.
REILY, Suzel Ana. O musicar local e a produção musical da localidade. GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista De Antropologia, v. 6, n. 1, 2021.
REILY, Suzel Ana; BRUCHER, Katherine (eds.). The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. New York; London: Routledge, 2017.
ROUGET, Gilbert. Un film experimental: Batteries Dogon. Élements pour une étude des rythmes. L’Homme, v. 5, n. 2, p. 126-32, 1965.
SANTOS, Kelwin Marques Garcia dos. Femininos transgressivos no maracatu de baque virado. Fotocronografias, v. 7, n. 15, p. 48-65, 2021.
SIMON, Arthur. The Eye of the Camera. On the Documentation and Interpretation of Music Cultures by Audiovisual Media. The World of Music, v. 31, n. 3, p. 38-55, 1989.
SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.
VILLELA, Alice et al. O musicar como trilha para a etnomusicologia. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, p. 17-26, 2019.
VILLELA, Alice. Canto, imersão e intensidade no Toré Kariri-Xocó - o audiovisual como tradução da experiência musical. Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 23, n. 61, p. 8-27, 2022.
WRIGHT, Christopher. 2020. The new art of ethnographic filmmaking. In: VANNINI, Phillip (org.). The Routledge International Handbook of Ethnographic Film and Video. Abingdon; New York: Routledge, 2020. p. 49-60.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Alice Villela, Mihai Andrei Leaha , Yuri Prado