Resumo
O artigo detalha o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues e as personagens marginais de Plínio Marcos à luz de um procedimento utilizado por ambos os dramaturgos em seus textos para a cena: a linguagem de rua. Por meio da análise de determinadas críticas sobre as peças dos autores, destacamos o funcionamento de instâncias legitimadoras e sublinhamos o papel que a linguagem de rua assume para a sua validação artística. Por meio da apreensão da ideia do que está por detrás de um sucesso teatral, examinamos o significado da marginalidade, tanto para um autor que praticamente fundou a modernidade teatral brasileira, quanto para outro que alterou o mapa das experiências realistas até então realizadas nos palcos do país.
Referências
BURCH, Nöel. Estruturas de Agressão. In: BURCH, Nöel. Práxis do cinema. (tradução Marcelle Pithon, Regina Machado). São Paulo: Perspectiva, 2011.
CARREIRA, André. Reflexões sobre o conceito de Teatro de Rua. In: Narciso Telles, Ana Carneiro (Org.). Teatro de rua: Olhares e perspectivas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2005.
MENDES, Oswaldo. Bendito maldito: uma biografia de Plínio Marcos. São Paulo: Leya, 2009.
MOTA, Lia Duarte. Plínio Marcos: faces de um personagem marginal. In: Alexandre Faria, João Camillo Penna, Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (Org.). Modos da Margem: Figurações da marginalidade na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2015.
RODRIGUES, Sonia. (Org.). Nelson Rodrigues por ele mesmo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
TORRES, Walter Lima. Ensaios de Cultura Teatral. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
CONTIERO, Lucinéia. Plínio Marcos: uma biografia. 2007. 344 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, 2007.
COSTA, Letícia Tomazella. A fortuna crítica de Vestido de Noiva e Álbum de Família, de Nelson Rodrigues: casamento e/ou divórcio? 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biocências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto. 2010.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA. Disponível em: <http://www.pliniomarcos.com/criticas/2perdidos-sp-paulo.htm>. Último Acesso em: 14/08/2017.
ESSE ANALFABETO ESPERAVA OUTRO MILAGRE DE CIRCO. Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u7694.shtml>. Último Acesso em: 14/08/2017.
NAVALHA NA CARNE É APENAS UM ESPETÁCULO, MAS COMO DÓI. Disponível em: <http://www.pliniomarcos.com/criticas/navalha-sp-sabato.htm>. Último Acesso em: 14/08/2017.
PLÍNIO MARCOS FAZ CAMPANHA DE TEATRO POPULAR NOS SINDICATOS.
Disponível em: <http://www.pliniomarcos.com/criticas/maquinas-apolinario.htm>. Último Acesso em: 14/08/2017.
PRÉDIOS DE SÃO PAULO: GALERIA METRÓPOLE. Disponível em: <http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,predios-de-sao-paulo-galeria-metropole,9643,0.htm>. Último Acesso em: 14/08/2017.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Raphael Giammattey Machado Ricardo