A linguagem de rua nos teatros de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos
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Palavras-chave

Linguagem de rua
Crítica teatral
Validação artística
Marginalidade
Teatro desagradável

Como Citar

RICARDO, Raphael Giammattey Machado. A linguagem de rua nos teatros de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 102–114, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i2.16800. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16800. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo detalha o projeto de teatro desagradável de Nelson Rodrigues e as personagens marginais de Plínio Marcos à luz de um procedimento utilizado por ambos os dramaturgos em seus textos para a cena: a linguagem de rua. Por meio da análise de determinadas críticas sobre as peças dos autores, destacamos o funcionamento de instâncias legitimadoras e sublinhamos o papel que a linguagem de rua assume para a sua validação artística. Por meio da apreensão da ideia do que está por detrás de um sucesso teatral, examinamos o significado da marginalidade, tanto para um autor que praticamente fundou a modernidade teatral brasileira, quanto para outro que alterou o mapa das experiências realistas até então realizadas nos palcos do país.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i2.16800
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