Apresentação do dossiê
PDF

Palavras-chave

Cinema indígena

Como Citar

CÓRDOVA, Amália; ATHIAS, Renato; LACERDA, Rodrigo. Apresentação do dossiê: Cinema indígena: passado, presente e futuro. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 11–21, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16575. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16575. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste dossiê é tomar o pulso dos debates contemporâneos sobre cinema indígena. Apesar de existirem mais artigos sobre esta produção no Brasil, incluímos também textos oriundos de outras geografias, predominantemente da América Latina, ou Abya Yala, com o intuito de catalisar comparações, contrastes e diálogos entre diversas experiências. O dossiê demonstra que o cinema indígena e as reflexões sobre este são heterogêneas, dando assim conta das múltiplas línguas, lógicas e perspectivas disciplinares de onde se está analisando este corpus e que são desafiadas pelas diversas práticas e processos que constituem esta produção.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16575
PDF

Referências

ALVARENGA, Clarisse. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-).

Salvador, Edufba, 2017.

ATHIAS, Renato. Objetos indígenas vivos em museus: Temas e problemas sobre a patrimonialização. In: ATHIAS, R.; LIMA FILHO, M.; ABREU, R. Museus e

Atores Sociais: Perspectivas Antropológicas. Recife: Editora da UFPE/ABA Publicações, 2016. p. 189-211.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 2012.

BAZIN, André. What is cinema? Volume 1. Berkeley: University of California Press, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BRASIL, André. Bicicletas de Nhanderu: lascas do extracampo. Devires, vol. 9, no. 1, p. 98-117, 2012.

CAIXETA DE QUEIROZ, Ruben; DINIZ, Renata Otto. Cosmocinepolítica tikm’n-Maxakali: Ensaio sobre a invenção de uma cultura e de um cinema indígena (Dossiê Olhares Cruzados). GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista de antropologia, vol. 3, no. 1. p. 63-105, 2018.

CESAR, Amaranta. Cinema como ato de engajamento: documentário, militância e contextos de urgência. C-Legenda, no. 35, p. 11-23, 2017.

DE LA CADENA, Marisol. Cosmopolítica indígena nos Andes: reflexões conceituais para além da “política”. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, vol. 2, p.

-37, 2020.

DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario (Eds.). A World of Many Worlds. Durham: Duke University Press, 2018.

GINSBURG, Faye. Indigenous media: faustian contract or global village? Cultural Anthropology, vol. 6, no. 1, p. 92-112, 1991.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavra de um xamã yanomami. , São Paulo: Companhia das letras, 2015.

KRENAK, Ailton. In. Entrevistas. COHN, Sergio (Org.). Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2007.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Schwarcz, 2019.

NAGIB, Lúcia; JERSLEV, Anne (Orgs.). Impure cinema: intermedial and intercultural approaches to film. London: I. B. Tauris, 2014.

OVERING, Joana. A estética de produção: o senso de comunidade entre os Cubeo e os Piaroa. Revista de Antropologia, vol. 34, p. 7-33, 1991.

OVERING, Joana; PASSES, Alan (Eds.). The anthropology of love and anger: the aesthetics of conviviality in native Amazonia. Londres: Routledge, 2000.

POVINELLI, Elizabeth A. The cunning of recognition: indigenous alterities and the making of Australian multiculturalism. Durham: Duke University Press,

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 442-464, 2018.

STRATHERN, Marilyn. The gender of the gift: problems with women and problems with society in Melanesia. Berkeley: University of California Press, 1988.

VASQUEZ, Rolando; MIGNOLO, Walter. Decolonial AestheSis: Colonial Wounds/Decolonial Healings. Social Text, 2013. URL: https://socialtextjournal.org/

periscope_article/decolonial-aesthesis-colonial- woundsdecolonial-healings.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectival anthropology and the method of controlled equivocation. Tipití: journal of the society for the anthropology of

lowland South America, Vol. 2, No. 1, p. 3-20, 2004.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os Involuntários da Pátria. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2017.

WORTH, Sol; ADAIR, John. Through Navajo eyes: An exploration in film communication and anthropology. Bloomington: Indiana University Press, 1972

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Proa: Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.