Fotografia como testemunho
PDF

Palavras-chave

Catástrofe
Fotografia
Testemunho

Como Citar

VIEIRA, Suzane de Alencar. Fotografia como testemunho. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 48–66, 2009. DOI: 10.20396/proa.v1i1.16411. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16411. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumo

Este artigo discute a questão do testemunho fotográfico a partir da relação entre fotografia e experiência da catástrofe. A fotografia constitui um discurso privilegiado sobre a catástrofe radiológica do Césio 137, desencadeado em Goiânia no ano de 1987. O testemunho fotográfico assume nesse artigo dois sentidos: a fotografia em seu aspecto de atestação, concebida como traço do “real”; e como um registro autêntico de uma experiência traumática que pode ser comunicada e compartilhada pelo sujeito fotografado, pelo fotógrafo e pelo espectador. Esse trabalho enfatiza o testemunho fotográfico como um discurso visual da dor e do trauma.
https://doi.org/10.20396/proa.v1i1.16411
PDF

Referências

Referências Bibliográficas

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Nova Fronteira, 2006.

DAS, V. Life and words: violence and the descent into the ordinary. California: University of California Press, 2007.

DAS, V. Critical Events: an anthropological perspective on contemporary India. Oxford University Press, 1995.

DAS, V. Wittgenstein and Anthropology. Annual Review of Anthropology, V. 17, 1998, p. 171-195.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

HARTMAN, G. Holocausto, testemunho, arte e trauma. IN: NETROVSKI, A; SELIGMANN-SILVA, M (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

PASSOS, Carlos. Siron Franco: Goiânia, Rua 57, outubro de 1987. Revista UFG, ano IX, nº1, 2007, pp. 40-43.

SCARRY, E. Body in pain: the making and unmaking of the world. Oxford: Oxford University Press, 1985.

SELIGMANN-SILVA, M. (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Unicamp, 2003.

SELIGMANN-SILVA, M. A história como trauma. In: NETROVSKI, A; SELIGMANN-SILVA, M. (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. (Trad. Rubens Figueiredo). São Paulo: Companhia das letras, 2003.

Referências dos documentos iconográficos

CARVALHO, Weimer. Vítima do Césio-137. 2007, 1 fot P&B. 500 X 750 pixels. Formato JPEG. Disponível em: http://br.olhares.com/vitima_do_cesio_137_foto1776825.html

DUARTE, Demian. Sem nome. 2007, 1 fot. P&B. 400 X 266 pixels. Formato JPEG. Disponível em: https://literaturadobrasil.websiteseguro.com/livro.php?livro=88&pg=13

FRANCO, Siron. Quarta Vítima, 1987. 1987 1 fot. Cor. 85 X 100 pixels. Formato JPEG. Técnica mista sobre tela, 155cm x 135cm. Disponível em: http://www.sironfranco.com/comercio.asp?flg_Lingua=1&flg_Tipo=Q1

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.