Resumo
Parece ser consensual entre os críticos que com Ovídio o gênero elegíaco alcança ao mesmo tempo seu ápice e seu término. No entanto, ainda que isto se verifique nas poucas elegias da Idade Média que chegaram até nós, por outro lado é também neste período histórico que houve aquela que veio a ser denominada Aetas Ovidiana. Este artigo pretende traçar um panorama histórico do gênero elegíaco desde a última obra do poeta de Sulmona, as Epistulae ex Ponto, passar pelas poucas elegias do período medieval e pela retomada do gênero com a Vita nova de Dante até chegar à Elegia di Madonna Fiammetta, de Boccaccio. Com isso, será possível avaliar de modo mais claro as transições que levaram a elegia do latim ao vulgar.
Referências
AA. VV. Letteratura italiana. Org. Alberto Asor Rosa. Milão: Einaudi, 2007.
ALIGHIERI, Dante. De vulgari eloquentia. Ed. P. V. Mengaldo. In Opere minori (tomo II). Milão-Nápoles: Ricciardi, 1979.
ALIGHIERI, Dante. La Divina Commedia. Ed. Anna M. C. Leonardi. Milão: Mondadori, 2005.
ALIGHIERI, Dante. Vita nova. Ed. G. Gorni. Milão: Mondadori, 2007.
ARRIGO DA SETTIMELLO. De diversitate fortunae et philosophiae consolatione
BARTUSCHAT, Johannes, “Boccace et Ovide: pour l’inerprétation de l’Elegia di Madonna Fiammetta”, in Arzanà 6, 2000, pp. 71-103.
BELLORINI, Egidio. Note sulle traduzioni italiane delle “Eroidi” d’Ovidio anteriori al Rinascimento. Turim: Loescher, 1900.
BOCCACCIO, Giovanni. Elegia di Madonna Fiammetta, in Tutte le opere, vol. 5/2. Ed. C. Delcorno. Milão: Mondadori, 1994.
BOCCACCIO, Giovanni. Vida de Dante. Trad. Pedro Falleiros Heise. Penguin Companhia das Letras: São Paulo, 2021.
BOÉCIO. De consolatione Philosophiae. Ed. C. Moreschini. Turim, UTET, 2006.
CARRAI, Stefano. Dante elegiaco: una chiave di lettura per la Vita nova. Florença: Olschki, 2006.
CLAUDIANO. Claudii Claudiani Carmina. Ed. J. Koch. Lípsia: In aedibus B. G. Teubneri. 1893.
CONTE, Gian Biagio. Latin literature: a history. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.
CONTINI, Gianfranco. Letteratura italiana delle origini. Milão: Sansoni, 2006.
CRESCINI, Vincenzo. Contributo agli studi sul Boccaccio con documenti inediti. Turim: Loescher, 1887.
D’ANGELO, Edoardo. La letteratura latina medievale: una storia per generi. Roma: Viella, 2012.
FULKERSON, Laurel. “The Heroids: Female Elegy?”, in Peter E. Knox (org.). A companion to Ovid. Malden, MA: Blackwell, 2009.
ISIDORO. Etimologie o origini. Ed. A. V. Canale. Turim: UTET, 2006.
JACOBSON, Howard. Ovid’s Heroides. Princeton: Princeton University Press, 1974.
JULIANI, Talita Janine. Vestígios de Ovídio em Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362), de Giovanni Boccaccio. Tese de Doutorado. Campinas, SP: Unicamp, 2016.
MARCIAL. Epigrammi. Ed. S. Beta. Milão: Mondadori, 2007.
OVÍDIO. Amores. Ed. H. Bornecque. Paris: Les Belles Lettres, 1932.
OVÍDIO. Pontiques. Ed. J. André. Paris: Les Belles Lettres, 2002.
OVÍDIO. Heroides. Ed. M. Prévost. Paris: Les Belles Lettres, 1961.
OVÍDIO. Poesie d’amore. Ed. P. Fedeli. Milão: Mondadori, 2007, 2 voll.
OVÍDIO. Remedia amoris. Ed. H. Bornecque. Paris: Les Belles Lettres, 1930.
PETRARCA, Francesco. Canzoniere. Ed. M. Santagata. Milão: Mondadori, 2006.
PETRARCA, Francesco. Trionfi e rime extravaganti. Ed. M. Santagata. Milão: Mondadori, 2007.
PINOTTI, Paola. L’elegia latina: storia di una forma poetica. Roma: Carocci, 2011.
PRÓSPERO DA AQUITÂNIA. De providentia dei. Ed. M. Marcovich. Leiden: Brill, 1989.
ROBERTS, Michael. “Late Roman Elegy”, in K. Weisman. The Oxford handbook of the Elegy. Oxford: Oxford University Press, 2010.
SCHMIDT, Pedro Baroni. Aetas Ovidiana: Ovídio como modelo e o problema de gênero na poesia latina medieval. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.
SEGRE, Cesare. “Strutture e registri nella Fiammetta”, in Le strutture e il tempo. Turim: Einaudi, 1974.
SÊNECA. Teatro. Ed. G. Viansino. Milão: Mondadori, 2007, 2 voll.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.