Banner Portal
De Ovídio a Boccaccio
PDF

Palavras-chave

Elegia
Ovídio
Dante
Boccaccio
Idade Média

Como Citar

HEISE, Pedro Falleiros. De Ovídio a Boccaccio: a nova elegia vernacular. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023001, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/17437. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Parece ser consensual entre os críticos que com Ovídio o gênero elegíaco alcança ao mesmo tempo seu ápice e seu término. No entanto, ainda que isto se verifique nas poucas elegias da Idade Média que chegaram até nós, por outro lado é também neste período histórico que houve aquela que veio a ser denominada Aetas Ovidiana. Este artigo pretende traçar um panorama histórico do gênero elegíaco desde a última obra do poeta de Sulmona, as Epistulae ex Ponto, passar pelas poucas elegias do período medieval e pela retomada do gênero com a Vita nova de Dante até chegar à Elegia di Madonna Fiammetta, de Boccaccio. Com isso, será possível avaliar de modo mais claro as transições que levaram a elegia do latim ao vulgar.

PDF

Referências

AA. VV. Letteratura italiana. Org. Alberto Asor Rosa. Milão: Einaudi, 2007.

ALIGHIERI, Dante. De vulgari eloquentia. Ed. P. V. Mengaldo. In Opere minori (tomo II). Milão-Nápoles: Ricciardi, 1979.

ALIGHIERI, Dante. La Divina Commedia. Ed. Anna M. C. Leonardi. Milão: Mondadori, 2005.

ALIGHIERI, Dante. Vita nova. Ed. G. Gorni. Milão: Mondadori, 2007.

ARRIGO DA SETTIMELLO. De diversitate fortunae et philosophiae consolatione

BARTUSCHAT, Johannes, “Boccace et Ovide: pour l’inerprétation de l’Elegia di Madonna Fiammetta”, in Arzanà 6, 2000, pp. 71-103.

BELLORINI, Egidio. Note sulle traduzioni italiane delle “Eroidi” d’Ovidio anteriori al Rinascimento. Turim: Loescher, 1900.

BOCCACCIO, Giovanni. Elegia di Madonna Fiammetta, in Tutte le opere, vol. 5/2. Ed. C. Delcorno. Milão: Mondadori, 1994.

BOCCACCIO, Giovanni. Vida de Dante. Trad. Pedro Falleiros Heise. Penguin Companhia das Letras: São Paulo, 2021.

BOÉCIO. De consolatione Philosophiae. Ed. C. Moreschini. Turim, UTET, 2006.

CARRAI, Stefano. Dante elegiaco: una chiave di lettura per la Vita nova. Florença: Olschki, 2006.

CLAUDIANO. Claudii Claudiani Carmina. Ed. J. Koch. Lípsia: In aedibus B. G. Teubneri. 1893.

CONTE, Gian Biagio. Latin literature: a history. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.

CONTINI, Gianfranco. Letteratura italiana delle origini. Milão: Sansoni, 2006.

CRESCINI, Vincenzo. Contributo agli studi sul Boccaccio con documenti inediti. Turim: Loescher, 1887.

D’ANGELO, Edoardo. La letteratura latina medievale: una storia per generi. Roma: Viella, 2012.

FULKERSON, Laurel. “The Heroids: Female Elegy?”, in Peter E. Knox (org.). A companion to Ovid. Malden, MA: Blackwell, 2009.

ISIDORO. Etimologie o origini. Ed. A. V. Canale. Turim: UTET, 2006.

JACOBSON, Howard. Ovid’s Heroides. Princeton: Princeton University Press, 1974.

JULIANI, Talita Janine. Vestígios de Ovídio em Sobre as mulheres famosas (De mulieribus claris, 1361-1362), de Giovanni Boccaccio. Tese de Doutorado. Campinas, SP: Unicamp, 2016.

MARCIAL. Epigrammi. Ed. S. Beta. Milão: Mondadori, 2007.

OVÍDIO. Amores. Ed. H. Bornecque. Paris: Les Belles Lettres, 1932.

OVÍDIO. Pontiques. Ed. J. André. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

OVÍDIO. Heroides. Ed. M. Prévost. Paris: Les Belles Lettres, 1961.

OVÍDIO. Poesie d’amore. Ed. P. Fedeli. Milão: Mondadori, 2007, 2 voll.

OVÍDIO. Remedia amoris. Ed. H. Bornecque. Paris: Les Belles Lettres, 1930.

PETRARCA, Francesco. Canzoniere. Ed. M. Santagata. Milão: Mondadori, 2006.

PETRARCA, Francesco. Trionfi e rime extravaganti. Ed. M. Santagata. Milão: Mondadori, 2007.

PINOTTI, Paola. L’elegia latina: storia di una forma poetica. Roma: Carocci, 2011.

PRÓSPERO DA AQUITÂNIA. De providentia dei. Ed. M. Marcovich. Leiden: Brill, 1989.

ROBERTS, Michael. “Late Roman Elegy”, in K. Weisman. The Oxford handbook of the Elegy. Oxford: Oxford University Press, 2010.

SCHMIDT, Pedro Baroni. Aetas Ovidiana: Ovídio como modelo e o problema de gênero na poesia latina medieval. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

SEGRE, Cesare. “Strutture e registri nella Fiammetta”, in Le strutture e il tempo. Turim: Einaudi, 1974.

SÊNECA. Teatro. Ed. G. Viansino. Milão: Mondadori, 2007, 2 voll.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.