Banner Portal
A teoria crítica da música revisitada
PDF

Palavras-chave

Theodor W. Adorno
Teoria crítica
Sociologia da música
Filosofia da nova música

Como Citar

SILVA, Ricardo Ribeiro Lira da. A teoria crítica da música revisitada: notas sobre a Introdução à sociologia da música de Theodor W. Adorno. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e21014, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15838. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15838. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo propõe retomar certos problemas fundamentais da teoria crítica da música de Adorno a partir de um de seus trabalhos tardios pouco discutidos na literatura secundária: a Introdução à sociologia da músca (1968). Nossa hipótese é a de que o livro fornece uma visão retrospectiva privilegiada dos escritos musicais adornianos, permitindo a reconsideração de categorias teóricas desenvolvidas nos anos 1930 e 1940, relacionadas tanto ao diagnóstico sobre a música popular no âmbito da indústria cultural, quanto ao potencial crítico da música de vanguarda e seus limites. Conforme pretendemos sustentar, tal reconsideração permite afastar interpretações que atribuem à reflexão de Adorno um caráter prescritivo e enrijecido, colocando em evidência que sua teoria crítica da música consiste sobretudo na pergunta pelas condições sociais concretas para uma relação não reificada e não regulamentada com a música.

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15838
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Tradução: Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ADORNO, Theodor W. "O fetichismo na música e a regressão da audição". In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M. ADORNO, Th. W.; HABERMAS, J. Textos escolhidos. Col. Os Pensadores. São Paulo, Abril, 1975.

ADORNO, Theodor W. "Sobre música popular". In: Theodor W. Adorno. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Org. Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 1986, p. 115-145.

ADORNO, Theodor W. Current of music. Elements of a Radio Theory. Tradução e introdução Robert Hullot-Kentor. Cambridge: Polity Press, 2009.

ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. 3ª Ed. Trad. Magda França. São Paulo: Perspectiva, 2002.

ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften in 20 Banden (GS). Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2003.

ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. Trad. Fernando R. de Moraes Barros. 2ª Edição. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

ADORNO, Theodor W. Quasi una fantasia. Escritos musicais II. Trad. Eduardo Socha. São Paulo: Editora da Unesp, 2018.

ALMEIDA, Jorge. Crítica dialética em Theodor Adorno. Música e verdade nos anos 1920. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

BORIO, Gianmario. “'Dire Cela, Sans Savoir Quoi' : The Question of Meaning in Adorno and in the Musical Avantgarde". In: HOECKNER, Berthold (Org.). Apparitions: New Perspectives on Adorno and Twentieth Century Music. New York: Routledge, 2006

CARONE, Iray. "A face histórica de On popular music”. In.: Adorno em Nova York. Os estudos de Princeton sobre a música no rádio (1938-1941). São Paulo: Alameda, 2019.

GOEHR, Lydia. "Dissonant works and the listening public". In: Huhn, Tom. The Cambridge Companion to Adorno. New York: Cambridge Univ. Press, 2004

HULLOT-KENTOR, Robert. Things beyond resemblance. Collected essays on Theodor W. Adorno. New York: Columbia Univ. Press, 2006.

MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Bristol: Open Univ. Press, 1990.

PADDISON, Max. "The critique criticized: Adorno and Popular Music". In: Popular Music, Vol. 2, Theory and Method, 1982.

WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música. Trad. Leopoldo Waizbort. São Paulo: Edusp, 1995.

ZAGORSKI, Marcus. “’Nach dem Weltuntergang”: Adorno’s Engagement with Postwar Music”. Journal of Musicology, v. 22, n. 4, 2005, p. 680-701.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ricardo Ribeiro Lira da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.