Resumo
Neste artigo, examinaremos a presença da fala e dos processos de musicalização na melodia do rap. Estudaremos as explorações mais radicais da língua oral com a inserção de falas diretas, sem qualquer estabilização musical. Faremos uma descrição detalhada das divisões rítmicas mais comuns no canto dos MC’s e observaremos exemplos em que se destaca o uso de registros diferentes de altura. Analisaremos ainda a presença da fala na história do gênero e de que maneira essa predominância da língua oral no rap está intimamente ligada ao seu caráter de denúncia, à relação entre o rapper e o público e à relação entre o compositor e a obra.
Referências
BÉTHUNE, Christian. Le rap: une esthétique hors la loi. Paris : Éditions Autrement, 1999.
BUARQUE, Chico. Entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada. São Paulo, 26 dez. 2004.
GARCIA, Walter. Diário de um detento: uma interpretação. In: NESTROVSKY, Arthur (org.). Lendo música, 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.
GARCIA, Walter. Ouvindo Racionais MC’s. Teresa - revista de literatura brasileira. São Paulo: Editora 34, 2003.
KEHL, Maria Rita. A fratria órfã: o esforço civilizatório do RAP na periferia de São Paulo. In: KEHL, Maria Rita (Org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
NIELSON, Erik e KUBRIN, Charis. Letras de rap em julgamento nos Estados Unidos. O Globo, 2014. Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/letras-de-rap-emjulgamento-nos-estados-unidos-11318331. Acesso em: 25 dez. 2016.
RACIONAIS MC’S. Nada como um dia após o outro dia. Cosa Nostra, 2002. CD. RACIONAIS MC’S. Sobrevivendo no inferno. Cosa Nostra, 1998. CD.
RACIONAIS MC’S. Escolha o seu caminho. Cosa Nostra, 1992. CD. ROSE, Tricia. Black Noise: Rap music and Black Culture in Contemporary America. Middletown: Wesleyan, 1994.
SABOTAGE. Rap é compromisso. Cosa Nostra, 2001. CD. TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Edusp, 2002.
TEPERMAN, Ricardo Indig. Tem que ter suingue: batalhas de freestyle no metrô Santa Cruz. Tese (Mestrado em Ciências Sociais) - FFLCH-USP, São Paulo, 2011.
THAÍDE E DJ HUM. Hip hop cultura de rua. Eldorado, 1988. CD.
A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.