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Sonhos do Oriente
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Palavras-chave

K-Pop
Identidade
Trajetórias de vida
Cultura
Música Popular

Como Citar

SILVA, Gabriel Barth da. Sonhos do Oriente: trajetórias de vida e identidades atravessadas pelo K-Pop em Curitiba. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021002, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15105. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

É possível perceber no decorrer da última década um crescimento relevante do consumo de K-Pop (gênero musical sul-coreano) a nível global, e isso não é uma exceção na realidade brasileira. Tendo um crescimento sensível principalmente entre os jovens, o consumo do gênero acaba por ocupar, em muitos casos, um lugar central na vivência cotidiana de seus consumidores, que passam a estabelecer contatos com outros sujeitos que também estão vinculados a essa música, atravessando suas identidades e modificando suas trajetórias de vidas junto com objetivos que acompanham imaginários atrelados ao gênero. A partir disso, a presente pesquisa buscou compreender como esse fenômeno se manifesta na cidade de Curitiba, PR, Brasil, utilizando-se de entrevistas com consumidores de K-Pop sobre suas experiências prévias ao gênero, seu contato com ele e suas perspectivas futuras, auxiliando a elucidar as estruturas que envolvem essa vivência. Foi possível perceber que o aprendizado do coreano, viajar para a Coreia do Sul e a construção de sua identidade foram aspectos centrais para as participantes.

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15105
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