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Influência da voz indígena na música brasileira
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Palavras-chave

Voz
Nasalidade
Música caipira
Música indígena
Acalantos

Como Citar

PUCCI, Magda Dourado. Influência da voz indígena na música brasileira. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 5–30, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13051. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13051. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo visa apontar algumas possibilidades sobre a presença da voz indígena na música popular brasileira, baseadas em diversos exemplos sonoros com destaque para os registros da Missão de Pesquisas Folclóricas organizada por Mário de Andrade. O que mais chama atenção é a qualidade nasal – advinda da língua Nheengatu amplamente usada no Brasil até o século XVIII, tendo influenciado a sonoridade do cateretê, da catira, do cururu (antigos), das modas de viola e outros gêneros da cultura popular. A voz gutural presente nos torés do Nordeste e a voz miúda e escorregadia das cantigas de ninar indígenas (mukuru), ainda ecoam nos cantares maternos atuais, mesmo mesclados à influência ibérica. Destaca-se também o uso do falsete presente na música caipira, e de recursos como suspiros, interjeições, onomatopeias, glissandos – herança advinda da arte oral xamânica indígena que repercutiu na contação de ‘causos’.

https://doi.org/10.20396/muspop.v4i2.13051
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