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Lobão e Caetano Veloso
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Palavras-chave

MPB
Rock
Sociologia da música
Sociologia dos intelectuais

Como Citar

SERPA, Ana Carolina; FERNANDES, Dmitri Cerboncini. Lobão e Caetano Veloso: desdobramentos da dialética nacional-estrangeiro. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 88–115, 2018. DOI: 10.20396/muspop.v5i2.13137. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13137. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Por meio da análise comparativa das trajetórias e tomadas de posição de dois artistas que ocupam espaços distintos no campo da música popular, buscamos compreender o modo tenso pelo qual os estilos a que eles se vinculam se desenvolveram ora em consonância, ora em dissonância, mas sempre se pautando por uma dialética de elementos nacional e estrangeiro na música popular. Os roqueiros brasileiros dos anos 1980, de acordo com os valores vigentes no campo, buscaram agregar elementos de brasilidade aos seus trabalhos, visando conferir legitimidade às suas produções. Em contrapartida, nas esferas predominantemente comerciais, vislumbramos que os mpbistas não lograram exercer a mesma influência, demonstrando que os estilos rock e MPB continuavam a se desenvolver em polos distintos do campo. Para tanto, são mobilizados materiais variados, como entrevistas, canções e conteúdos jornalísticos e biográficos, que enlacem as trajetórias do roqueiro Lobão e do mpbista Caetano Veloso.

https://doi.org/10.20396/muspop.v5i2.13137
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