Banner Portal
A canção como protagonista das mídias:
PDF

Palavras-chave

Música popular
Música e mídia
Canção italiana
Indústria cultural
História do Brasil

Como Citar

SILVA, Márcia Regina Carvalho da. A canção como protagonista das mídias: : música italiana e romantismo no Brasil dos anos de chumbo. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 207–2011, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13155. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13155. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O livro A canção romântica no Brasil nos “anos de chumbo”: paisagens sonoras e imaginários na cultura midiática (2018) é fruto de uma pesquisa multidisciplinar do Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid)
idealizado pela pesquisadora Heloísa de Araújo Duarte Valente. Esse Grupo de pesquisa possui atuação relevante para as áreas de comunicação e música desde 2003, e vem promovendo encontros e jornadas científicas, além de publicações de peso que condensam resultados das pesquisas realizadas pelo grupo e
colaboradores das ciências humanas que são convidados para agregar análises e interpretações sobre as relações da música com a cultura das mídias, ampliando a gama de abordagens para buscar entender mais de perto a complexidade do tema em questão.

https://doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13155
PDF

Referências

FERRARA, L. D. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2000.

JOSÉ, Carmen Lucia. Do brega ao emergente. São Paulo: Nobel, 2002.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção. Engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume, Fapesp, 2001.

______. História & Música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2009.

SCHAFER, R.M. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

______. Afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. “No fio da navalha: ditadura, oposição e resistência”. In: Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 437-466.

TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

VALENTE, Heloísa de A. D. As vozes da canção da mídia. São Paulo: Via Lettera, Fapesp, 2003.

_______. (Org.). A canção romântica no Brasil nos “anos de chumbo”: paisagens sonoras e imaginários na cultura midiática. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac e Naify, 2014.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.