Banner Portal
Samba Paulista
PDF

Palavras-chave

Musicologia
Etnomusicologia
Samba paulista
Samba rural
Cultura popular

Como Citar

PRANDO, Flavia Rejane. Samba Paulista: militância e resistência. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 159–184, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13153. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta considerações sobre a origem e desenvolvimento do samba em São Paulo. Aponta a resistência da forma de manifestação deste gênero musical por meio da militância de seus protagonistas.  Pretende traçar as principais características das tradições que de alguma forma confluíram para sua formação (congada, moçambique, batuque de umbigada, jongo, samba de bumbo, tiririca e batuque de engraxates), e mapear as influências incorporadas no samba como é manifestado em São Paulo.  Tem como ponto de partida palestras e debates realizados no Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Nacional do Comércio em São Paulo (CPF-SESC) em 2014-2015.  Alia os depoimentos dos integrantes das tradições abordadas à fala dos pesquisadores da área e ao material bibliográfico disponível para propor algumas reflexões, em especial sobre a migração da religiosidade popular para o calendário profano do carnaval.

https://doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13153
PDF

Referências

ANDRADE, Mário de. Samba Rural Paulista. In: Aspectos da música brasileira. São Paulo: Martins, 1965.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora Universidade de Brasília, 2008.

DOMINGOS, André; BARROS, Osvaldinho. Batuqueiros da Pauliceias. São Paulo: Barcarolla, 2009.

IKEDA, Alberto T. Música na Terra Paulista: da viola caipira à guitarra elétrica. In: Maria Alice Setubal. (Org.). Terra Paulista: histórias, artes, costumes - Vol. 3: Manifestações artísticas e celebrações populares no Estado de São Paulo. São Paulo: CENPEC/Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, 2004, v. 3, p. 141-167.

MANZATTI, Marcelo Simon. Samba paulista, do centro cafeeiro à periferia do centro: estudo sobre o samba de bumbo ou Samba Rural paulista. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

PRANDO, Flavia. Desde que o Samba é Samba: Diversidade e Identidade dentro do Gênero Nacional. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, da UFBA, 11. 2015, Salvador. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/enecult/anais/artigos-aprovados/. Acesso em: 04 out. 2018.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917 – 1933. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.

SANTOS, André. O “batuque dos engraxates” e o jogo da “tiririca”: duas culturas de rua paulistanas. In: XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: ANPUH, 2013, p. 1- 15.

SIMSON, Olga Rodrigues Von. Carnaval em Branco e Preto. 1ª Edição. São Paulo: Edusp, 2007.

TINHORÃO, José Ramos. Cultura popular: temas e questões. São Paulo: Editora 34, 2001.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.