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A construção estilística do cavaquinho e os processos de transmissão musical no choro
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Palavras-chave

Cavaquinho brasileiro
Choro
Transmissão musical

Como Citar

RIBEIRO, Jamerson Farias. A construção estilística do cavaquinho e os processos de transmissão musical no choro: a relação Álvares-Galdino-Canhoto. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 31–55, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13148. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13148. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação (RIBEIRO, 2014) que se propôs a estudar a práxis de uma das maiores referências para o instrumento na música popular brasileira, analisando e descrevendo aspectos importantes da execução rítmica do músico para a caraterização de seu estilo a partir da audição de gravações realizadas ao longo de sua trajetória artística e profissional, relacionando o com o contexto sociocultural em diversos períodos de sua carreira. Neste recorte abordaremos a relação entre a construção estilista e a prática de importantes cavaquinistas pioneiros do choro, observada a partir do conceito de ordem sonora, do etnomusicólogo John Blacking, além da transformação de um estilo individual em referência para um gênero popular.

https://doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13148
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