Banner Portal
Apresentação do dossiê
PDF

Palavras-chave

Música
Música popular
Dossiê

Como Citar

DINIZ, Sheyla Castro; ÁVILA, Danilo. Apresentação do dossiê. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 3–8, 2018. DOI: 10.20396/muspop.v5i2.13133. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13133. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Década caracterizada por uma efervescente agitação política de esquerda, 1960 já balizou várias pesquisas, muitas delas consagradas, orientadas a desvendar as relações entre a produção artística da época e o quadro histórico e sociocultural. Foi naquele momento, período áureo dos grandes festivais e de surgimento da MPB e do tropicalismo, que a canção popular gravada, ancorada em referências nacionais e internacionais (samba, bossa nova, jazz, rock), consolidou o seu status, entre os pares, de intérprete do Brasil. Ao realizar uma autocrítica da canção, sem se isentar da crítica contextual, o tropicalismo aos poucos se firmou como um marco na cultura brasileira, sendo geralmente apontado como índice do processo de consolidação do
capitalismo tardio no país.

https://doi.org/10.20396/muspop.v5i2.13133
PDF

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.