Banner Portal
“Es Sudamérica mi voz”
PDF

Palavras-chave

Conexões transnacionais
Nuevacacíon latino-americana
Canção engajada

Como Citar

GOMES, Caio de Souza. “Es Sudamérica mi voz”: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 27–46, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i1.13016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13016. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Na década de 1960, em toda a América Latina se desenvolveram projetos de renovação da canção folclórica que buscavam fazer da música uma arma de intervenção política. Neste contexto, foi lançado na Argentina o movimento do nuevo cancionero, que propunha novos caminhos para a canção popular daquele país, mas também apontava para a necessidade de integração entre as experiências de música engajada de todo o continente. O objetivo deste artigo é discutir esse projeto de unidade da América do Sul por meio da canção a partir do álbum argentino Cantata Sudamericana (1972), resultado da parceria do músico Ariel Ramírez com o historiador Félix Luna, que contou com a voz da cantora Mercedes Sosa e propunha uma aproximação dos países do continente visando a luta pela emancipação da região, que neste momento se via dominada pelas experiências das ditaduras civil-militares.

https://doi.org/10.20396/muspop.v4i1.13016
PDF

Referências

BRACELI, Rodolfo. Mercedes Sosa, la negra. Buenos Aires: Sudamericana, 2010.

CANTATA Sudamericana. Argentina – Philips 6347080, 1972.

CASTELLINO, Marta Elena. “Armando Tejada Gómez: sentido americanista y social de la poesía”. Piedra y Canto (Cuadernos del CELIM), n. 7-8, 2001/2001, pp. 35-53.

DONOSO, Leandro. Guía de revistas de música de la Argentina (19829-2007). Buenos Aires: Gourmet Musical Ediciones, 2009.

______. Diccionario bibliográfico de la música argentina y de la música en la Argentina. Buenos Aires: Gourmet Musical Ediciones, 2006.

FLORINE, Jane L. “El festival nacional de folklore y la búsqueda de identidad nacional argentina”. In: Anais do V Congresso da Música Popular IASPM-AL. Rio de Janeiro, 2004.

GARCÍA, María Inés. Tito Francia y la música en Mendoza, de la radio al Nuevo Cancionero. Buenos Aires: Gourmet Musical Ediciones, 2009.

______. “El Nuevo Cancionero. Aproximación a una expresión de modernismo en Mendoza”. In: Actas del VII Congreso de Música Popular IASPM/AL. La Habana, 2006.

______. “Los sonidos de la sociedad: presencias del imaginario social mendocino en la recepción de Tito Francia”. In: Anais do V Congresso de Música Popular IASPM/AL. Rio de Janeiro, 2004.

GARCIA, Tânia da Costa. “Nova Canção: manifesto e manifestações latinoamericanas no cenário político mundial dos anos 60”. In: Actas del VI Congreso de Música Popular IASPM/AL. Buenos Aires, 2005.

GOMES, Caio de Souza. "Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

_______. “Por toda América soplanvientos que no han de parar hasta que entierrenlas sombras: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latinoamericana (1967-69)”. História e Cultura, v. 2, 2013, pp. 146-165.

LOS caudillos. Argentina – Philips, 82107-PL, 1966

MANSILLA, Silvina Luz. “Un aporte de Carlos Guastavino y Lima Quintana al mundo de la Nueva Canción argentina”. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, 2011, pp. 19-27.

MARCHINI, Darío. No toquen: músicos populares, gobierno y sociedad. Buenos Aires: Catálogos, 2008.

MISA Criolla y Navidad Nuestra. Argentina – Philips 82039-PL, 1964

MOLINERO, Carlos. Militancia de la canción: política en el canto folklórico de la Argentina 1944-1975. Buenos Aires: De Aquí a la Vuelta, 2011.

MUJERES argentinas. Argentina – Philips 82223-PL, 1969.

ORQUERA, Yolanda Fabiola. “Cantando al lugar de pertenencia: músicos tucumanos en la década del sesenta”. In: Actas del IX Congreso de Música Popular IASPM/AL. Caracas, 2010.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.