Banner Portal
Absolute beginning
PDF

Palavras-chave

Rock'n roll
Culturas populares
Mudança social

Como Citar

GUERRA, Paula. Absolute beginning: ensaio sobre a emergência do rock’n’roll. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 146–164, 2016. DOI: 10.20396/muspop.v3i2.13010. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13010. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O rock tornou-se, a partir de meados do século XX, uma linguagem de alcance mundial. Está presente através de sons, imagens e textos nos quotidianos da população, tornou-se uma mediascape global. Não obstante esta centralidade e importância na estruturação das culturas populares, tem sido objeto de uma relativa desvalorização enquanto padrão e matriz de cultura. Assim, o texto apresentado pretende desvendar a importância do rock, descobrindo o seu potencial de diálogo e cruzamento com os discursos legítimos da escola e da ciência a respeito das culturas populares. Esta deambulação mostra, assim, como o rock foi um absolute begginer pois alterou, na sua expressividade, os padrões culturais, a indústria cultural, as práticas juvenis, as criações artísticas e as manifestações artísticas em espaços públicos. Partimos do pressuposto de que a música é a transposição dos princípios e propriedades estruturais da vida social, podendo ser uma matriz de moldagem de novas subjetividades, metamorfoseando o quotidiano.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i2.13010
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Introduction a la sociologie de la musique. Genebra: Editions Contrechamps, 1962.

BANGS, Lester. Reações psicóticas. S. Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005.

BARRY, Thomas J. The rock star as contemporary cowboy: film mythology and ideology. Kansas: Department of Sociology. College of Arts and Sciences, 2006.

BIDDLE, Rodney. How It All Began - a cultural revolution. R. Biddle, 2008. Disponível em: http://www.gpwu.ac.jp/~biddle/youth.htm. Acesso em: 11 maio 2008.

BOWIE, David. Absolute Beginners. Virgin, 1988. CD. CAMBIASSO, Norberto. Introducción. In;

BONO, Julián Ruesga; CAMBIASSO, Norberto (Ed.) Más allá del rock. Madrid: Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música, 2008.

CAVE, D. Elvis Presley at Sun Studio in 1954. 50 moments that changed the history of rock & roll. Rolling Stone, n. 24, 2004.

DeNORA, Tia. Historical perspectives in music sociology. Poetics, n. 32, 2004. FRITH, Simon. Rock and the politics of memory. Social Text, n. 9/10, 1984.

______. The magic that can set you free': the ideology of folk and the myth of the rock community. Popular Music, vol. 1, 1981.

GAROFALO, Reebee. From music publishing to mp3: music and industry in the twentieth century, American Music, vol. 17, n. 3, p. 318-354, 1999.

GROSSBERG, Lawrence. The Politics of Youth Culture: Some Observations on Rock and Roll in American Culture. Social Text, n. 8, p. 104-126, 1984.

GUERRA, Paula A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. Porto: Afrontamento, 2013.

GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tese de Doutoramento em Sociologia, 2010.

LISBOA, João. Provas de Contacto. Lisboa: Assírio e Alvim, 1998.

MARCUS, Greil. A última transmissão. São Paulo: Conrad Editora, 2006.

MARCUS, Greil. Mistery train: images of America in rock’n’roll music. Londres: Faber and Faber Limited, 2000.

MARTIN, Bernice. The sacralization of disorder: symbolism in rock music. Sociological Analysis. vol. 40, n. 2, p. 87-124, 1979.

MCNEIL, Legs; MCCAIN, Gillian. Please Kill Me. L’histoire non censure du punk racontée par ses acteurs. Paris: Éditions Allia, 2006.

OLIVEIRA, Paulo Renato F. East-West, Perpetual Motion: British-American popular music exchange. Revue LISA/LISA e-journal, vol. II, n. 2, p. 10-19, 2004.

PARAIRE, Philippe. 50 Anos de música rock. Lisboa: Pergaminho, 1992.

QUIRÓS, Ignacio Megias; JULIÁN, Elena Rodriguez. La identidad juvenil desde las afinidades musicales. Mardrid: Lerko, 2001.

SEGRÉ, Gabriel. La voix d’Elvis... Terrain, 2001. Disponível em: http://terrain.revues.org/index1300.html. Acesso em 26 set. 2009.

TAGG, Philip. Why Rock ’n’ Roll? Why 1955-1965?. Histoire de la musique populaire anglophone. Montréal: Faculté de musique/ Université de Montréal, 2003.

TOSCHES, Nick. Criaturas flamejantes. São Paulo: Conrad Editora, 2006.

TOWNSEND, David. N. Changing the world: rock ‘n’ roll culture and ideology. David N. Townsend: the site, 1997. Disponível em: http://www.dntownsend.com/Site/Rock/1orig.htm. Acesso em 27 set. 2009.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.