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Música popular no Brasil do século XIX
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Palavras-chave

Música popular
Rio de Janeiro
Cancioneiro

Como Citar

FERLIM, Uliana Dias Campos. Música popular no Brasil do século XIX: sujeitos em debates políticos e musicais na definição das “modinhas” como representação da identidade nacional. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 32–64, 2016. DOI: 10.20396/muspop.v3i2.13006. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13006. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo faz um recorte do universo da circulação de canções na cidade do Rio de Janeiro no século XIX e início do XX. É dado destaque à produção de dois estudiosos da história e cultura brasileiras à época: o historiador Joaquim Norberto de Sousa Silva, e seu volume A Cantora Brasileira, de 1871, e o folclorista Mello Moraes Filho, com a reedição deste volume, em 1901, denominando-o Serenatas e Saraus. Entre modinhas e lundus, a diversidade do cancioneiro vai sendo construída de forma a evidenciar o que se considerava o caráter nacional no discurso desses homens de letras ao dialogar com as ideias e pares de sua época. A música popular no século XIX é um local de embates sobre a identidade nacional e a questão racial.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i2.13006
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