Banner Portal
Música e músicos nos teatros do Rio de Janeiro (1890-1920)
PDF

Palavras-chave

Rio de Janeiro - Música
Rio de Janeiro - Teatros
Rio de Janeiro - Músicos
Música popular
Música erudita

Como Citar

VERMES, Mónica. Música e músicos nos teatros do Rio de Janeiro (1890-1920): trânsitos entre o erudito e o popular. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 7–31, 2016. DOI: 10.20396/muspop.v3i2.13005. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13005. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo discute-se a vida musical no Rio de Janeiro no período entre 1890 e 1920, centrada especialmente nos teatros. O foco da discussão são as atividades dos músicos, transpondo fronteiras entre erudito e popular, fronteiras essas que servem tipicamente de pressuposto para as abordagens sobre a música no Brasil. Apresenta-se uma breve análise da historiografia musical tradicional quanto à diferenciação entre essas duas categorias e aponta-se para a permeabilidade entre elas, devido às características dos lugares em que se praticava música no Rio de Janeiro do período, aos tipos de repertório apresentado nos teatros e às pecu­liaridades do trabalho dos músicos.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i2.13005
PDF

Referências

ABREU, Martha. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fapesp, 1999.

ACQUARONE, Francisco. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro; São Paulo; Belo Horizonte: Francisco Alves; Editora Paulo de Azevedo, [1948].

ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: Briguiet, 1926.

______. História da Música Brasileira. 2. ed. correta e aumentada. Rio de Janeiro: Briguiet, 1942.

______. Compêndio de História da Música Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Briguiet, 1958. ANDRADE, Mario de. Compêndio de História da Música. 3 ed. São Paulo: L.G. Miranda, 1936.

______. Pequena História da Música. 9 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987.

ASSIS, Machado de. Notas Semanais. O Cruzeiro, 11 ago. 1878.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. 150 Anos de Música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley: University of California Press, 2008.

BARBOSA, Orestes. O Samba: sua história, seus poetas, seus músicos, seus cantores. Rio de Janeiro: Livraria Educadora, 1933.

BRUNNER, José Joaquín. La cultura como objeto de políticas. Documento de trabajo. Santiago de Chile: Programa Flacso, 1985.

CERNICCHIARO, Vincenzo. Storia della musica nel Brasile: dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Fratelli Riccioni, 1926.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão; Gênese Andrade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

CORRÊA, Sérgio Alvim. Alberto Nepomuceno: catálogo geral. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1996.

COSTA, Luiz Edmundo Pereira da. O Rio de Janeiro do Meu Tempo. 2. ed. Rio de Janeiro, Conquista, 1957.

DIAS, José. Teatros do Rio: do século XVIII ao século XX. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2012.

FARIA, João Roberto (Dir.). História do teatro brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva; Edições SESCSP, 2012.

FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-Making in an English Town. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

FONSECA, Edilberto José de Macedo. Música no Ponto: etnomusicologia e política pública. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA, 5., 2011, Belém. Anais... Belém: Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011, pp. 158-68.

FRANÇA, Eurico Nogueira. A Música no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde/Serviço de Documentação, 1953.

GINZBURG, Carlo. El Queso y los Gusanos: el cosmos según un molinero del siglo XVI. 3. ed. Barcelona: letra e, 1999.

GUANABARINO, Oscar. Artes e Artistas – Teatro Lírico. O Paiz, Rio de Janeiro, 26 out. 1895.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. KIEFER, Bruno. História da música brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Movimento, 1977.

MAGALDI, Cristina. Music in Imperial Rio de Janeiro: European culture in a tropical milieu. Lanham; Toronto; Oxford: The Scarecrow Press, 2004.

MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da Música Brasileira: popular, erudita e folclórica. São Paulo: Art Editora; PubliFolha, 1998.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

MARZANO, Andrea. A magia dos palcos: o teatro no Rio de Janeiro no século XIX. In: MARZANO, Andrea & MELO, Victor Andrade de (Orgs.). Vida Divertida: histórias do lazer no Rio de Janeiro (1830-1930). Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

MELO, Guilherme Teodoro Pereira de. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. 2. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.

MENCARELLI, Fernando Antonio. A Voz e a Partitura: teatro musical, indústria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). 2003. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Instituto Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

MIGUEZ, Leopoldo. Organização dos conservatórios de música na Europa. Relatório apresentado ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores por Leopoldo Miguez, diretor do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, em desempenho da comissão de que foi encarregado em aviso do mesmo ministério de 16 de março de 1895. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1897.

MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias Thomé (Orgs.). História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.

NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NEGUS, Keith. Popular Music in Theory: An Introduction. Cambridge; Oxford: Polity Press; Blackwell Publishing, 1996.

PARANHOS, Ulysses. História da música, vol. 1. São Paulo: Magione, 1940.

PEREIRA, Avelino Romero. Alberto Nepomuceno: música, educação e trabalho. Brasiliana, Rio de Janeiro, n. 10, p. 2-8, jan. 2002.

______. Música, Sociedade e Política: Alberto Nepomuceno e a República Musical. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. (Reedição facsimilar do original de 1936) RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SCOTT, Joan. História das mulheres In: BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

SHARPE, Jim. A história vista de baixo In: BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

STRAW, Will. Systems of Articulation, Logics of Change: Communities and Scenes in Popular Music. Cultural Studies, v. 5, n. 3, pp. 368-388, 1991.

TEATROS e Música, Jornal do Commercio, 16 mar. 1895.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

TOMLISON, Gary. The Web of Culture: a Context for Musicology. 19th-Century Music, v. 7, n. 3, pp. 350-362, 1984.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio de Janeiro: Livraria Sant’Anna, 1977.

WISNIK, José Miguel. Entre o Erudito e o Popular. Revista de História, São Paulo, n. 157, pp. 55-72, 2007.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.