Banner Portal
O rock brasileiro pós-tropicalismo e a crítica musical em Rolling Stone
PDF

Palavras-chave

Crítica musical
Rock brasileiro
Contracultura
Imprensa musical

Como Citar

SCHERNER, Cassiano. O rock brasileiro pós-tropicalismo e a crítica musical em Rolling Stone. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 101–120, 2014. DOI: 10.20396/muspop.v3i1.12961. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12961. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo faz uma análise sobre o rock brasileiro e a crítica musical no jornal Rolling Stone, que circulou no Brasil, de 1972 a 1973. Esta publicação foi pioneira em divulgar questões ligadas à contracultura e ao rock, tanto o produzido por aqui, quanto o estrangeiro. Apesar da sua breve existência, mapeou a produção musical dita “roqueira” daquele período, e a crítica musical foi o esteio principal desse processo. O rock brasileiro vivia uma fase de esvaziamento, tendo poucos grupos e artistas dedicados ao gênero, sendo um contraponto ao contexto atual do mercado musical, em que o excesso massificador dos grupos dedicados ao rock se faz presente.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i1.12961
PDF

Referências

ATKINS, Mike. Os Mutantes e seus cometas no país dos Bauretz. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 12, p. 20, 1972.

BAHIANA Ana Maria. Inocente desobediência civil. In: CARVALHO FILHO, Ibanez de et al. Rock: a música do século XX, v. 1. Rio de Janeiro: Rio Gráfica Editora, 1983. p. 143-144.

______. Importação e assimilação: rock, soul, discotheque. In: NOVAES, Adauto (org.). Anos 70: Ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano; Editora Senac Rio, 2005. p. 53-59.

BARCINSKI, André. Carbonos do Pop. Revista Piaui, nº 94, pp. 54-59. jul. 2014.

BARROS, Patrícia Marcondes de. Provocações brasileiras: A imprensa contracultural made in Brazil – Coluna Underground (1969-1971), Flor do Mal (1971) & a Rolling Stone Brasileira (1972-1973). Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis-SP, 2007.

BUENO, André Luiz de. Contracultura: as utopias em marcha. Dissertação (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1978.

CARVALHO FILHO, Ibanez. Rock Brasil. In: CARVALHO FILHO, Ibanez de et al. Rock: a música do Século XX, v. 1. Rio de Janeiro: Rio Gráfica Editora, 1983. p. 137- 140.

DIAS, Lucy. Rock na ditadura: era impossível dar nós na cadeira. In: DIAS, Lucy. Enquanto corria a barca. São Paulo: Editora Senac, 2003.

FLIPPO, Chet. The history of Rolling Stone. Popular Music and Society, New York, v. 3, p. 159-188; 258-280; 281-298, 1974.

GOFFI, Guto; NEVES, Ezequiel; PINTO, Rodrigo. Barão Vermelho: porque a gente é assim. São Paulo: Editora Globo, 2007.

_______. Geração em transe: memórias do tempo do tropicalismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

MACIEL, Luis Carlos. O editor. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 33, p. 2, 22 dez. 1972.

MIDANI, André. Música, Ídolos e Poder - do Vinil ao Download. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2008.

MORELLI, Rita. Indústria fonográfica: um estudo antropológico. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

NEVES, Ezequiel. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 2, 8 mai. 1972

______. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 20, p. 2, 12 set. 1972.

______. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 23, p. 2, 3 out. 1972.

______. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 26, p. 2, 24 out. 1972.

______. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 31, p. 2, 28 nov. 1972.

______. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 33, p. 2, 12 dez. 1972.

______. Coluna Toque. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 35, p. 2, 29 dez. 1972.

OLIVEIRA, Cassiano Francisco Scherner de. O criticismo do rock brasileiro no jornalismo de revista especializado em som, música e juventude: da Rolling Stone (1972-1973) à Bizz (1985-2001). Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/2203. Acesso em: 15 abr. 2014.

PETTILO, Alexandre. O dia em que a crítica rock morreu. Revista Zero, n. 1, p. 24-28, mai. 2002.

QUEREMOS sua crítica musical. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 34, p. 2, 22 dez. 1972.

O EDITOR. Rolling Stone, Rio de Janeiro, v. 1, n. 7, p. 25, 2 mai. 1972.

RODRIX, Zé. Mas houve rock no Brasil a não ser na década de 70? In: DOLABELA, Marcelo. ABZ do rock brasiliense. São Paulo: Estrela do Sul Editora, 1987. p. 12-13.

SHUKER, Roy. Vocabulário de música pop. São Paulo: Hedra, 1999.

SOUZA, Tárik de. Dupla desigual. Veja, São Paulo, n. 222, p. 104, 7 dez. 1972.

VIANNA, Hermano. Rascunho de possível capítulo de tese sobre o Rock Brasileiro. 1990. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/rock-brasileiro-historia-1950-1980. Acesso em: 22 out. 2010.

ZWESTCH, Waldir.“André Midani: ‘Rock brasileiro? Ainda não nasceu”. Jornal Hit Pop, Pop, São Paulo, n. 30, p. 8-9, abr. 1975.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.