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A erotização do imaginário do pop-rock brasileiro nas canções de Rita Lee
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Palavras-chave

Canção
Imaginário
Processo criativo
Semiótica
Cultura midiática

Como Citar

ANAZ, Sílvio Antonio Luiz. A erotização do imaginário do pop-rock brasileiro nas canções de Rita Lee. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 80–100, 2014. DOI: 10.20396/muspop.v3i1.12951. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12951. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo analisa o processo de construção de um imaginário de amor romântico erotizado na canção popular a partir de alguns dos principais sucessos compostos por Rita Lee. Para compreender o processo de criação desse imaginário, a investigação parte dos diálogos que a artista estabeleceu com a cultura, nos anos de sua formação e na época de composição das obras aqui analisadas, e avança até a semiose de suas letras e músicas. A análise do processo de formação de imaginários fundamenta-se no conceito de imaginário, desenvolvido por Gilbet Durand, na ideia de neotribalização, elaborada por Michel Maffesoli, e na análise textual de Roland Barthes. A conclusão mostra o arquétipo da protagonista feminina com pretensões libertárias e altamente sexualizada como elemento central do percurso entre a rede de diálogos estabelecidos pela artista com a cultura e os elementos simbólicos presentes no imaginário das suas canções.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i1.12951
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Referências

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