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Peñas, canção de protesto e transformação política no Chile (1965-1973)
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Palavras-chave

Peñas
Sociabilidade
Cantor e compositor
Política
Nova canção chilena

Como Citar

MAMANI, Ariel Hernán. Peñas, canção de protesto e transformação política no Chile (1965-1973). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 121–147, 2013. DOI: 10.20396/muspop.v1i2.12886. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12886. Acesso em: 21 jul. 2024.

Resumo

Este artigo busca estudar os clubes folclóricos que floresceram em meados da década de 1960 no Chile. Esses espaços funcionavam como centros de sociabilidade em locais onde eram apresentados números musicais ao vivo. Com grande audiência, mas sem se tornar massiva, tornaram-se locais onde a discussão política e ideológica também estava presente. Ao mesmo tempo, foram as primeiras áreas a acolher um movimento musical que alcançou relevância mundial: a Nova Canção Chilena. A tentativa é demonstrar como os clubes folclóricos foram um importante centro de discussão e transformação política com uma importante tarefa de irradiação ideológica e cultural baseada na prática musical.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12886
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