Banner Portal
Peñas, canção de protesto e transformação política no Chile (1965-1973)
PDF

Palavras-chave

Peñas
Sociabilidade
Cantor e compositor
Política
Nova canção chilena

Como Citar

MAMANI, Ariel Hernán. Peñas, canção de protesto e transformação política no Chile (1965-1973). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 121–147, 2013. DOI: 10.20396/muspop.v1i2.12886. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12886. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca estudar os clubes folclóricos que floresceram em meados da década de 1960 no Chile. Esses espaços funcionavam como centros de sociabilidade em locais onde eram apresentados números musicais ao vivo. Com grande audiência, mas sem se tornar massiva, tornaram-se locais onde a discussão política e ideológica também estava presente. Ao mesmo tempo, foram as primeiras áreas a acolher um movimento musical que alcançou relevância mundial: a Nova Canção Chilena. A tentativa é demonstrar como os clubes folclóricos foram um importante centro de discussão e transformação política com uma importante tarefa de irradiação ideológica e cultural baseada na prática musical.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12886
PDF

Referências

ADVIS, Luis. Historia y características de la Nueva Canción Chilena. en ADVIS, Luis; GONZÁLEZ, Juan Pablo; CÁCERES Eduardo y GARCÍA Fernando (Eds.). Clásicos de la Música Popular Chilena, Vol. 2 1960-1973. Santiago: SDC, 2012, pp. 30-41.

AGUILERA, Pablo. La peñas folclóricas: ¿negocio o difusión? Revista Onda, Santiago, n° 27, sep. 1972.

BRAVO, Gabriela y GONZÁLEZ, Cristian. Ecos del tiempo subterráneo. Las peñas en Santiago durante el régimen militar (1973-1983). Santiago: Lom, 2009.

CARRASCO, Eduardo. Quilapayún, la revolución y las estrellas. Santiago: Ril, 2003. CIFUENTES, Luis. Fragmento de un sueño. 2000. Disponible en: http://www.cancioneros.com/co/3719/2/fragmentos-de-un-sueno

COLLIER, Simon. Chile. En Bethell, Leslie (ed) Historia de América Latina vol. 9, Barcelona: Crítica, pp. 238-273.

COSTA GARCÍA, Tânia da. Canción popular, nacionalismo, consumo y política en Chile entre los años 40 y 60. Revista Musical Chilena, Santiago, Año LXIII, n° 212, 2009, pp 11-28.

GODOY, Álvaro. La Peña de los Parra: donde se quedó el canto. La Bicicleta. Santiago, Año VII, n° 62, Agosto 1985.

GONZÁLEZ, Juan Pablo; ROLLE, Claudio y OLSHEN, Oscar. Historia social de la música popular en Chile, 1950-1970. Santiago: Ediciones de la Universidad Católica de Chile, 2009.

GONZÁLEZ, Juan Pablo; ROLLE, Claudio. Historia social de la música popular en Chile, 1890-1950. Santiago: Ediciones de la Universidad Católica de Chile, 2004.

JARA, Joan. Víctor un canto inconcluso. Santiago: Lom, 2009. LARGO FARÍAS, René. La Nueva Canción Chilena. México: Casa de Chile, 1977.

MANNS, Patricio. Violeta Parra, la guitarra indócil. Concepción: Ediciones LAR, 1986.

OVIEDO, Carmen. Mentira todo lo cierto: Tras la huella de Violeta Parra. Santiago: Editorial Universitaria, 1991.

Revista Ecran, n° 1876, Santiago: 17 enero 1967.

Revista Ramona, nº 32, Santiago: Junio 1972.

RIMBOT, Emmanuelle. Autorrepresentación y manifiesto en la Nueva Canción y Canto Nuevo. En Revista Cátedra de Artes. Santiago, Nº 3, Segundo semestre de 2006.

RODRÍGUEZ, Osvaldo. Cantores que reflexiona. Notas para una historia personal de la Nueva Canción Chilena. Santiago: LAR, 1984.

SALAS ZÚÑIGA, Fabio. La primavera terrestre. Cartografías del Rock Chileno y la Nueva Canción Chilena. Santiago: Cuarto Propio, 2003.

SANHUEZA, César. No hay revolución sin canciones, auge y quiebre de la nueva canción chilena 1969-1973. Tesis de Licenciatura inédita, Santiago, Universidad Católica, 2006.

SANTANDER, Ignacio (Eduardo Carrasco). Quilapayún. Barcelona: Ediciones Júcar, 1984.

VARAS, José Miguel; GONZÁLEZ, Juan Pablo. En busca de la música chilena: crónica y antología de una historia sonora, Volumen 1. Santiago: Cuadernos Bicentenario, 2005.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.