Banner Portal
A música e a dança no teatro de revista carioca
PDF

Palavras-chave

Teatro de revista
Dança popular
Música popular
Coristas

Como Citar

CASCAES, Laura Silvana Ribeiro. A música e a dança no teatro de revista carioca. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 86–103, 2013. DOI: 10.20396/muspop.v1i2.12884. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12884. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a dança e a música no Teatro de Revista carioca, para analisar as influências do imaginário da modernidade nos números de canto e dança, bem como identificar alguns gêneros musicais incorporados junto à produção da cena revisteira, considerando o bailado do corpo de baile, especialmente as coristas-dançarinas (as chamadas girls) e as rupturas representadas pela modernidade em relação à dança e à música desse período. Pretende-se também destacar a integração de linguagens expressivas e as aproximações e interfaces dialógicas que ocorreram entre a música e a dança no universo revisteiro. Para tal, este artigo se pauta numa abordagem histórica, tendo como procedimento metodológico, estudos existentes sobre este gênero teatral e análise de fotografias. Esta última análise visa observar e identificar aspectos dos gêneros de dança presentes, especialmente as chamadas “danças modernas”, e vestígios das identidades sociais das dançarinas.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12884
PDF

Referências

ANTUNES, Delson. Fora de Série. Um Panorama do Teatro de Revista no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2002.

______. O Homem do Tro-Lo-Ló: Jardel Jércules e o Teatro de Revista Brasileiro. Dissertação de Mestrado, UNIRIO, 1996.

AZEVEDO, Artur. Cocota. In: Teatro de Artur Azevedo. Tomo II. Rio de Janeiro: INACEN, 1985.

______________. O Mandarim. In: Teatro de Artur Azevedo. Tomo II. Rio de Janeiro: INACEN,1985.

BEVILAQUA, Ana. Apoteoses Corporais: A Presença do Corpo na Cena Revisteira da Década de 20. Dissertação de Mestrado. UNIRIO, 2001.

CALDEIRA, Solange. A Presença da Dança nos Palcos Cariocas. In: Cadernos de Pesquisa em Teatro. Programa de Pós- Graduação em Teatro da UNIRIO. Série Ensaios. Rio de Janeiro, n. 5, 1999.

EFEGÊ, Jota. Maxixe – A dança excomungada. Rio de Janeiro: Conquista, 1974.

GOMES, Tiago de Melo. Um Espelho no Palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920. Campinas: Unicamp, 2004.

HERSCHMANN, Michael e PEREIRA, Carlos. A Invenção do Brasil Moderno: medicina, educação e engenharia. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

MENCARELLI, Fernando. Cena Aberta - A absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1999.

NOSSO Século. Memória fotográfica do Brasil no século 20. Volume 2. 1910/1930. São Paulo: Abril Cultural,1981.

PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o Rebolado: Vida e Morte do Teatro de Revista no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

PEREIRA, Roberto. A Formação do Balé Brasileiro: nacionalismo e estilização. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

PESAVENTO, Sandra Jatahi. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. RUIZ, Roberto. Araci Cortes Linda Flor. Rio de Janeiro: Funarte, 1984.

______. O Teatro de Revista no Brasil: do início a I Guerra Mundial. Rio de Janeiro: INACEN, 1988.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do Riso - A representação humorística na história brasileira: da Belle Epoque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão – Tensões Sociais e Criação Cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Teatro & Cinema. Petrópolis: Vozes, 1972. VELLOSO, Monica Pimenta. América dançarina, polêmicas em torno de uma identidade nacional brasileira. In: Z Ensaios – Ano IV - Número 2 - Abril 2008/Julho 2008. Disponível em: http://www.pacc.ufrj.br/z/ano4/2/mvelloso.htm. Acesso: 10 abr. 2009.

______. Falas da cidade: conflitos e negociações em torno da identidade cultural no Rio de Janeiro. In: ArtCultura, v. 7, n. 11, 2005.

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas: Pontes: UNICAMP, 1991.

______. Não Adianta Chorar: Teatro de Revista Brasileiro... Oba! Campinas: UNICAMP, 1996.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.