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Cosmopolitismo e world music no Rio de Janeiro na passagem para o século XX
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Palavras-chave

Música popular
Cosmopolitismo
Rio de Janeiro
Século XIX e XX
Música e identidade

Como Citar

MAGALDI, Cristina. Cosmopolitismo e world music no Rio de Janeiro na passagem para o século XX. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 42–85, 2013. DOI: 10.20396/muspop.v1i2.12883. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12883. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

O foco deste ensaio é a circulação internacional da música enquanto uma força globalizante que permitiu a criação de uma cultura cosmopolita no início do século XX. Meu principal objetivo é oferecer ideias sobre questões ligadas a identidades cosmopolitas e à música popular em geral, e no Rio de Janeiro em particular. Mais do que apresentar o repertório popular do início do século XX em seu potencial para exibir signos de “brasilidade”, mostro a emergência da música popular nessa cidade como parte de um contexto mais amplo de cultura urbana internacional. Estou mais interessada no cosmopolitismo musical emergente e nos primeiros exemplos da “world music” como modas internacionais efêmeras que podem oferecer uma alternativa às interpretações já desgastadas sobre o papel da música nas políticas identitárias do início do século XX no Brasil.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12883
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