Banner Portal
Cosmopolitismo e world music no Rio de Janeiro na passagem para o século XX
PDF

Palavras-chave

Música popular
Cosmopolitismo
Rio de Janeiro
Século XIX e XX
Música e identidade

Como Citar

MAGALDI, Cristina. Cosmopolitismo e world music no Rio de Janeiro na passagem para o século XX. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 42–85, 2013. DOI: 10.20396/muspop.v1i2.12883. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12883. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O foco deste ensaio é a circulação internacional da música enquanto uma força globalizante que permitiu a criação de uma cultura cosmopolita no início do século XX. Meu principal objetivo é oferecer ideias sobre questões ligadas a identidades cosmopolitas e à música popular em geral, e no Rio de Janeiro em particular. Mais do que apresentar o repertório popular do início do século XX em seu potencial para exibir signos de “brasilidade”, mostro a emergência da música popular nessa cidade como parte de um contexto mais amplo de cultura urbana internacional. Estou mais interessada no cosmopolitismo musical emergente e nos primeiros exemplos da “world music” como modas internacionais efêmeras que podem oferecer uma alternativa às interpretações já desgastadas sobre o papel da música nas políticas identitárias do início do século XX no Brasil.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12883
PDF

Referências

AGAWU, Kofi. Representing African music: Postcolonial Notes, Queries, Position. New York and London Routledge, 2003.

ALMANDOZ, Arturo. Planning the Latin America’s Capital cities, 1850-1950. London e New York: Routledge, 2002.

APPADURAI, Arjun. Modernity at Large, Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussman tropical: a renovação urbana no Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 1992.

BILAC, Olavo. Moléstias da época. Gazeta de Notícias, 3 nov. 1907.

BISPO, Alexandre. Luso-Brasileirismo, ítalo-brasileiros e mecanismos performativos: representações teatrais e revistas, Nicolino Milano. Brasil-Europa: correspondência euro-brasileira, v. 107, 2007. Disponível em: http://ww.revista.brasil-europa.eu/107/Nicolino-Milano.htm. . Acesso em: 29 abr. 2013.

BLAKE, Jody. Taking the Cake: The First steps of Primitivism in Modernist Art. Le tumulte noir: Modernist Art and Popular Entertainment in Jazz-Age Paris, 1900-1930. University Park, The Pennsylvania State University Press, 1999.

BOHLMAN, Philip. World Music at the End of History. Ethnomusicology, v.46, no. 1, outono 2002.

BRECKENRIDGE, Carol A. et al (Ed). Cosmopolitanism. Durham, NC : Duke University Press, 2002.

CHANDA, Nayan. Boud Together: How Traders, Preachers, Adventures and Warriors Shaped Globalization. New Haven, CT: Yale University Press, 2007.

CHEAH, Pheng; ROBBINS, Bruce (Ed). Cosmopolitics: Thinking and Feeling Beyond the Nation. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998. CONDE, Marite. Film and the Crônicas: Documenting the New Urban Spaces in Turn of the Century Rio de Janeiro. Luso-Brazilian Review, v.42, n.2, 2005.

CORONA, Ignacio; MADRID, Alejandro L. Postnational Musical Identities: cultural production, distribution, and consumption in a globalized scenario. Lanham, MD: Lexington Books, 2008.

DAVIS, Darién. White Face, Black Mask: Africaneity and the Early Social History of Popular Music in Brazil. East Leasing: Michigan State University Press, 2009.

EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Xenon Editora, 1987 [1938].

ERLMANN, Veit. The Aesthetics of the Global Imagination: Reflections on World’s Music in the 1990s. Public Culture, no 8, 1996.

FELD, Steven. A Sweet Lullaby for World Music. Public Culture, v.12, n.1, outono 2000.

FOJAS, Camilla. Cosmopolitanism in the Americas. West Lafayette, IN: Purdue University Press, 2005.

GONZÁLEZ, Juan Pablo; ROLLE, Claudio. Historia social de la música popular en Chile, 1890-1950. Santiago, Chile: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2005.

HICK, William L. Social Discourse in the Savoy Theatre's Productions of The Nautch Girl (1891) and Utopia Limited (1893): Exoticism and Victorian Self-Reflection. Dissertação (Mestrado), University of North Texas, 2003. Disponível em: http://www.library.unt.edu/theses/20032/hicks_william/thesis.pdf . Acesso em: 01 maio 2009.

LESSER, Jeffrey. Negotiating National Identity: Immigrants, Minorities, and the Struggle for Ethnicity in Brazil. Durham, NC: Duke University Press, 1999.

LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Arquitetura do espetáculo: teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

LOSS, Jacqueline. Cosmopolitanisms and Latin America: against the destiny of place. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

MAGALDI, Cristina. Adopting Imports: New Images and Alliance in Brazilian Popular Music of the 1990s. Popular Music, Cambridge, v.18, n.3, p.309-29, out. 1999.

______. Music in Imperial Rio de Janeiro: European culture in a tropical milieu. Lanham, MD: Scarecrow Press, 2004.

______. Before and After Samba: Modernity, Cosmopolitan and Popular Music in Rio de Janeiro at the Beginning and End of the Twentieth Century. In: CORONA, Ignacio; MADRID, Alejandro L. Postnational Musical Identities: Cultural Production, Distribution, and Consumption in a Globalized Scenario. Lanham, MD: Lexington Books, 2008, p. 173-84.

MCKINLEY, Ann. Debussy and American Minstrelsy. The Black Perspective in Music, Autumn, 1986.

MEADE, Teresa A. Civilizing Rio: Reforms and Resistance in a Brazilian City, 1889- 1930. University Park: The Pennsylvania State University Press, 1997.

MIDDLETON, Richard; MANUEL, Peter. Popular music. Grove Music Online, Oxford Music Online. Oxford: s.d. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/43179pg2. Acesso em: 01 maio 2009.

NEEDELL, Jeffrey D. A Tropical Belle Époque. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. ______. Rio de Janeiro and Buenos Aires Public Space and Public Consciousness in Fin-de-siècle Latin America. Comparative Studies in Society and History, v.37, n.3, jul. 1995.

OLIVEIRA, Cláudia. A representação da grande Avenida e o sublime dos “melhoramentos urbanos” nas ilustradas Fon-Fon! e Para Todos. Escritos: Revista da Casa Rui Barbosa, n. 1, 2007.

ROSEN, Jody. How Pop Sounded Before it Poped. New York Times, New York, 19 mar. 2006.

SAID, Edward. Orientalism. New York: Vintage Books, 1994 [1978].

SAN Toy. British Musical Theatre, s.d. Disponível em: http://math.boisestate.edu/GaS/british/santoy/index.html. Acesso em: 01 maio 2009.

SCOTT, Derek B. Orientalism and Musical Style. Musical Quaterly, v. 88, n. 2, 1998.

_____. Sounds of the metropolis: the nineteenth-century popular music revolution in London, New York, Paris and Vienna. New York: Oxford University Press, 2008.

SEIGEL, Micol. The disappearing dance: maxixe’s imperial erasure. Black Music Research Journal, v.25, primavera 2005.

_____. Nation Drag: Uses of the Exotic. Journal of Transnacional American Studies, v. 1, no I, 2009. Disponível em: http://repositories.cdlib.org/xgi/viwecontente.cgi?article=1078&context=acgcc/jtas. Acesso em: 03 maio 2009.

WEHRS, C. Carlos J. O Rio antigo, pitoresco & musical: memórias e diário. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1980.

WHITING, Steven Moore. Satie the Bohemian: from cabaret to concert hall. Oxford: Oxford University Press, 1999.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.